Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

11.12.09

Projeto da Prefeitura prorroga o contrato com a VISATE por 10 anos

11/12/2009 | N° 10607

LEGISLATIVO CAXIENSE

Visate ganha mais 10 anos

Proposta foi debatida na sessão de ontem, que durou mais de quatro horas

Caxias do Sul – Por mais uma década, o transporte coletivo de Caxias do Sul ficará sob o comando da Viação Santa Tereza (Visate). O projeto assinado pelo prefeito José Ivo Sartori (PMDB), que prorroga o atual contrato do município com a concessionária, foi aprovado por maioria na sessão de ontem. Quatro parlamentares se colocaram contrários à aprovação: Daniel Guerra (PSDB), Denise Pessôa (PT), Assis Melo (PC doB) e Renato de Oliveira (PC do B). Durante a sessão, que durou mais de quatro horas e meia e teve 15 matérias apreciadas, quase todos os vereadores fizeram questão de justificar seus respectivos votos.

Houve forte discussão de ambos os lados. Denise Pessôa chegou a protocolar um pedido de adiamento das discussões, que acabou rejeitado. Os vereadores insistiram em repetir os mesmos posicionamentos da audiência da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, realizada na semana passada. A bancada do PC do B foi mais enfática em sua contrariedade à prorrogação do jeito que o contrato está colocado. Para o vereador Assis Melo, votar apenas a prorrogação é simplificar o debate.

– Então é simples: vota-se a favor ou contra uma renovação que é de 10 anos. Não posso votar a favor de um contrato que não dá direito a um vereador legislar. Dessa forma voto contra a prorrogação – enfatizou.

Contrária à posição da maioria de sua bancada, Denise ressaltou por várias vezes que melhorias no transporte coletivo urbano, segundo ela, só são possíveis com nova licitação. O vereador Marcos Daneluz, que apoiou a prorrogação, elogiou o serviço prestado pela Visate. E a vereadora Ana Corso (PT) recuperou o fato de a licitação ter sido feita no governo petista de Pepe Vargas (1997-2004), considerando como bom o contrato em vigor.

Da base de Sartori, os parlamentares ressaltaram novamente a falta de tempo para ser chamada uma nova licitação, já que o contrato com a Visate vence em maio de 2010. A líder do governo na Câmara, Geni Peteffi (PMDB), também ressaltou que deve ser pensado o melhor para a comunidade em termos de transporte, e não na concessionária.

– Quando a gente fala tem de ser em defesa do transporte coletivo urbano para a comunidade e não em defesa da empresa, como vi algumas manifestações aqui. Não defendo a Visate, defendo o transporte coletivo para a comunidade – afirmou.

Os integrantes da bancada do PDT saíram em defesa do trabalho que vem sendo feito pelo atual secretário municipal do Trânsito, Transporte e Mobilidade, Vinicius Ribeiro (PDT). Pedro Incerti (PDT) lembrou que é necessário repensar o valor da tarifa de ônibus, hoje em R$ 2,20.

Durante boa parte da sessão de ontem, o integrante da Executiva do PSOL caxiense Jerson Galla permaneceu na plateia erguendo a Constituição Federal como forma de protesto à aprovação da prorrogação.

– Queremos a licitação e a criação de uma empresa pública para cuidar do transporte, assim como existe o Samae e a Codeca. Queremos a quebra do monopólio – pediu Galla.

Por alguns momentos Galla e outro integrante da sigla se manifestaram em voz alta, o que levou o presidente da Casa, Edio Elói Frizzo (PSB), a pedir silêncio.

vania.espeiorin@pioneiro.com

VANIA ESPEIORIN
Favoráveis à prorrogação:
 
- PDT
Gustavo Toigo
Pedro incerti
Moisés Paese
- PT
Ana Corso
Marcos Daneluz
Rodrigo Beltrão
- PRB
Renato Nunes
- PP
Arlindo Bandeira
- PMDB
Mauro Pereira
Geni Peteffi
Alaor de Oliveira
Ari Dallegrave
 
Contrários à prorrogação
 
Denise Pessôa (PT)
Renato de Oliveira (PC do B)
Assis Melo (PC do B)
Daniel Guerra (PSDB)
 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz