Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

7.12.09

Jornal Correio do Brasil - Bolivianos seguem adiante com sua revolução socialista latino-americana

Jornal Correio do Brasil
Bolivianos seguem adiante com sua revolução socialista latino-americana

Por Redação, com agências internacionais - de La Paz


Evo consolida o socialismo no país

O presidente da Bolívia, Evo Morales, conquistou neste domingo uma histórica reeleição, de acordo com pesquisas de boca-de-urna, o que lhe permitiria governar por outros cinco anos para consolidar sua "revolução" e aprofundar o controle do Estado sobre a economia do país. O governante de esquerda, cuja chegada ao poder há quatro anos pôs fim a um ciclo de governos neoliberais instáveis no país, renovou seu mandato com ao menos 61% dos votos válidos, de acordo com projeções de redes de tevê privadas que confirmaram pesquisas realizadas antes da votação.

Em La Paz, centenas de seguidores do presidente tomaram as ruas aos gritos de "Evo, Evo, Evo" antes mesmo da divulgação das projeções dos meios de comunicação, que geralmente acertaram os resultados de eleições passadas. Não houve qualquer reação imediata do líder indígena e ex-cocaleiro nem de seu principal adversário, o ex-militar Manfred Reyes Villa, que vinha demonstrando confiança em conseguir ao menos o direito de enfrentar Morales num segundo turno.

As eleições, em que mais de 5 milhões de bolivianos escolheram também o vice-presidente e outros representantes, acontecem dentro da nova Constituição plurinacional e socialista aprovada no começo deste ano.

– Hoje é um dia histórico, um dia de singular importância... É inédito para os bolivianos, porque é a primeira vez que participamos de uma eleição com base em uma nova Constituição política aprovada pelo voto popular – afirmou Evo, ao votar no povoado Villa 14 de Septiembre, no departamento central de Cochabamba,

Primeiro presidente indígena da Bolívia, Evo nacionalizou setores importantes da economia em seu primeiro mandato, como os setores de hidrocarbonetos, energia e mineração, o que gerou uma avalanche de renda para os cofres públicos que usou para reforçar programas sociais.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz