Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

23.12.09

Noticias do grande capital no Brasi l- Jornal valor economico 22 de dez09

O CAPITAL SEGUE  SUA LOGICA:
Acumulando, concentrando, centralizando e desnacionalizando, tambem na agricultura brasileira.
 
1. O movimento da rede Walmart.
 
O grupo WALMART  anunciou de que investirá um bilhao de dolares, em 2010, no Brasil.   Segundo declarações do seu presidente para america latina, Hector Nunez, o Brasil e a america latina serão a prioridade do grupo na estrategia de controlar o comercio varejista da regiao.
O grupo ja lidera o comercio no Mexico e no Chile.   E vai buscar essa liderança tambem no Brasil.
Em 2004 o grupo comprou a rede brasileira BOMPREÇO.
Emm 2005 comprou a rede brasileira SONAE.  Hoje a rede controla 435 lojas em todo país e as entidades marcas brasileiras, como: Bompreço, Tododia, Nacional, Mercadorama, Maxxi atacado, Hiper Bompreço, BIG e Mercadorama, alem é clara da sua marca Walmart.
 
Com esses investimentos a empresa espera comeptir com o outro grupo Pão-de-açucar que se asso ciou a capital estrangeiro (portugues e espanhol) e comprou em 2009, a rede Ponto frio e recentemente a rede das Casas Bahia.
 
Com os investimentos da Walmart previstos para 2010, a empresa espera abrir ou comprar mais 110 lojas em todo país.
 
2.TAM COMPRA A PANTANAL
 
A empresa aerea TAM  anunciou de que adquiriu 100% das ações da empresa aerea PANTANAL, pelo valor de 13 milhões de reais e assumindo o passivo da empresa.
 
Já a GOL esta de olho e fez oferta para comprar a empresa WEBJET, que ainda nao se concretizou.
 
3. BNDES  ANUNCIA FINANCIAMENTO PARA  GRUPO USINAS  SAO MARTINHO
 
O BNDEs anunciou a liberaçao ainda nesse ano de  288 milhoes de reais para o grupo Usinas são martinho.  O grupo ja possui tres usinas de açúcar e etanol, moendo 13 milhões de toneladas de cana, e com esse financimaneto, vai ampliar a construçao de mais uma Usina em Quirinipolis- Goias.
O grupo manter parceria para venda exclusiva de seu etanol para o grupo Mitsubishi, do Japão, e do açúcar com o grupo estadunidense  Amyris.
 
4.  A CONCENTRAÇÃO DA PRODUÇÃO DO LEITE NO BRASIL
 
Estão em fase adiantadas as negociações entre cinco grandes cooperativas de Leite, para se unificar num unico grupo. São elas: Itambé, com sede em BH; Centroleite, com sede em Goiania, Confepar, com sede em Londrina(PR) Cemil, com sede em Patos de Minas(MG) e Minas leite , com sede em Varginha(MG).  Se o negocio se concretizar, como tudo indica, o grupo vai processar  7,2 milhões de litros de leite por dia e se tornaria o principal grupo leiteiro do país.
 
Desta forma, o mercado do leite no Brasil vai se concentrando cada vez mais.
Já temos  a empresa NESLTE eDPA, (parceria da Nestle com a neozelandesa Fonterra, formando uma nova empresa de join venture: Dairy partners america) e outras compras realizadas no passado  consegue controlar hoje a produção de  5,2 milhões de litros de leite por dia.
 
A empresa Perdigão, com suas aquisições( no ano passado comprou a empresa ELEVA e depois a Cotoches-MG) e associada a parte de capital argentino, processa 4,5 milhões de litros de leite por dia.
E com a recente incorporação com a SADIA, e se transformando em BRASIL FOODS, o grupo se transformou um dos maiores grupos alimenticios do país,  graças ao apoio financeiro do Bndes, que financiou com quase dois bilhoes o processo de fusão.
 
A outra novidade de concentração rapida tem sido a empresa gaucha BOM GOSTO, de tapejara-RS.  desde 2007 para cá, com apoio financeiro do BNDES  a empresa já comprou  sete outros grupos de lacticinios, e  hoje lidera o mercado gaucho com processamente de 4 milhões de litros de leite diários.
 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz