Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

8.3.16

Uma nova “conspirata policial-midiática”

Uma nova "conspirata policial-midiática"


Pedrinho Guareschi - UFRGS


Acho que quem melhor está definindo essa situação vergonhosa que vivemos é Mino Carta: "espetáculo de insensatez provocado pela conspirata policial-midiática". É isso.

"Conspirata", porque nem conspiração é, é uma farsa. "Policial", por que as elites precisam da força, e certos juízes e procuradores fazem uso dela. "Midiática", pois essa é a arma moderna, a que substitui os canhões.

Em momentos como esse é fundamental um olhar mais estrutural e histórico. Examinemos a história brasileira. O que vemos agora é outro lance do que vem acontecendo no Brasil sempre que a Casa Grande, as elites, se vêem ameaçadas. A divisão Casa Grande/Senzala ainda define a estrutura de nosso Brasil. Ninguém vai entender o que acontece agora sem essa chave de leitura. Comento apenas os lances que vivi: em 1954, Getúlio precisou se matar para evitar o golpe: situação parecida com a de hoje, onde há a elite, a polícia e a mídia. Mais uma tentativa em 1961, frustrada por Brizola que percebeu a trapaça e resistiu. Em 1964 as elites viram o perigo perto demais: veio o golpe, com a elite , que apelou então ao exército, e a mídia sacramentando. Vinte e quatro anos de hibernação. Em 1989, uma leve possibilidade de mudança, mas novamente a mídia, principalmente a Globo, a cria da ditadura, entrando para rachar.

E agora? O sociólogo Boaventura Sousa Santos, alguns dias depois da vitória de Dilma em 2014, fez uma análise, realmente profética, do que viria pela frente: a Casa Grande não se conformaria com a vitória (veja "A Grande Divisão", publicada no Ibase). Tentaria impedir, de qualquer modo, que esse novo projeto de inclusão social dos mais pobres, filhos e filhas da senzala, prosperasse. Tentaria interrompê-lo, de qualquer modo. E vejam o que ele colocou, como condição indispensável para que essa interrupção do projeto não acontecesse: um cuidado diário com a GRANDE MÍDIA, porta-voz das elites que agem como se fossem 'donas' absolutas, ferindo a própria Constituição que diz que a mídia eletrônica é 'concessão pública', deve dar voz a todos. O que mudou hoje é que a mídia representa um pensamento único e se transformou num GRANDE PARTIDO.

Se alguém tem dúvida do papel que essa mídia – sintetizada na Rede Globo – está desempenhando, preste atenção na maneira como ela vem, numa estratégia dissimulada e hipócrita, CONSTRUINDO A REALIDADE a partir de insinuações 'suspeitas', 'suposições', bem ao estilo nazista de repetir, insistir e para a imensa população que vê ou escuta essa mídia, essas "notícias" se transformam em REALIDADE!

Precisa dizer isso: Será o juiz que montou o espetáculo de condução coercitiva é ingênuo, ou hipócrita? Será que ele não se dá conta que no momento em que leva alguém, rodeado de policiais, obrigado, de um lugar a outro, como se fosse um impostor... só isso, para a grande maioria da população, já é dizer e mostrar que essa pessoa é já um sem-vergonha e um mentiroso? Ele não se dá conta que o fato midiático CRIA A REALIDADE, não interessa se é verdade ou não, pelo o simples fato de ser veiculado?

Vejam o que esse fulano escreveu em 2005, num artigo sobre o episódio das "mãos limpas", na Itália: é fundamental vazar os interrogatórios à imprensa, pois assim todo mundo fica sabendo e os políticos ficam impedidos de negar! O povo vai se colocar contra esses políticos! Só que aqui o CASO É DIFERENTE! O que JORRA na mídia são INSINUAÇÕES, SUSPEITAS, SUGESTÕES, HIPÓTESES. Tudo o que se perguntou no "espetáculo policial-midiático" já tinha sido explicado: o sítio, o apartamento, o dinheiro das palestras. Mas é preciso dizer de novo, insinuar que o que é dito não pode ser verdade... Um homem como esse, um operário que nunca deveria deixar seu trabalho na fábrica, não pode chegar onde chegou... Onde se viu? E essa ofensiva policial-midiática vai penetrando as consciências.

Esse espetáculo montado é uma afronta ao bom senso! Será que estão pensando que a população, que somos todos uns imbecis? Vê-se claro que o que se quer, nesse momento 'oportuno', é 'azeitar' as possíveis demonstrações e protestos. A Mídia da Casa Grande e aqueles policiais "adrede preparados", que passam longos minutos diante das câmeras levantando suspeitas, explicando o inexplicável, repetindo o já dito, têm de deixar de ser hipócritas, e saber que o povo não é ignorante, que ainda há cidadãos e cidadãs sensatos.

Chega! Volto ao início da análise. Será que se quer que alguém que de novo se suicide (ou como alguns dizem claramente: que renuncie)? Ou que o país se conflagre? Incrível: já há "analistas" trazendo "supostas" declarações de generais, dizendo o que se faria se ... Em pleno painel da Globo News (06.03.2016) um ilustre comentarista convidado afirma pontificalmente: "a única saída é a renúncia de Dilma". E um governador do PSDB já tinha afirmado há alguns meses: "Seria um gesto de grandeza de alma da Presidenta". Ora, onde o Estado de Direito? Dilma não foi escolhida por eleição direta? Porque a economia não está bem, precisa renunciar? A favor de quem? Desses porta-vozes da Casa Grande?

O sociólogo Jessé de Souza analisa esse 'fenômeno' com clarividência. Diz ele: "todos os golpes de Estado e todas as perseguições políticas, só podem ser compreendidos pelo divisor de águas que é a luta entre o partido da sociedade inclusiva e o partido da sociedade exclusiva (o partido da sociedade para poucos)" (FSP, 21.02 2016, Ilustríssima, 'Partido da sociedade para poucos').

Chega! Deixem que a experiência que se tenta no Brasil de construção de uma pátria mais igualitária, fraterna, inclusiva, prospere! Quem quiser interromper o processo, prepare seu projeto para apresentá-lo em 2018, mas não convulsione o país! Chega de provocações, de mesquinhezas. Está ficando claro – que bom! - que a própria mídia está perdendo a credibilidade. Precisa mais respeito. Por favor: não suponham, nem exijam, que aceitemos tamanha insensatez! 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz