Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

19.10.11

IFRS - Campus Caxias do Sul - inscrições abertas

Inscrições abertas para o processo seletivo 2012/1

O Campus Caxias do Sul, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebe via internet, até o dia 16 novembro, as inscrições para o Processo Seletivo 2012/1. Os candidatos irão disputar 180 novas vagas no próximo semestre, distribuídas entre os cursos Técnicos de Nível Médio Integrado e Superiores.

Para cada curso Técnico são oferecidas 35 vagas: Fabricação Mecânica (manhã), Plásticos (manhã) e Química (tarde). Para ingressar é necessário ter concluído o ensino fundamental.

Para os cursos superiores são oferecidas 40 vagas para Licenciatura em Matemática, no turno da noite e 35 vagas para o curso Superior de Tecnologia em Processos Metalúrgicos, no turno da tarde. O ingresso tem 50% das vagas ofertadas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), cuja seleção será regulamentada em edital específico do Ministério da Educação (www.sisu.mec.gov.br).

As inscrições serão realizadas das 8 horas de 17/10/2011 até as 23 horas e 59 minutos de 16/11/2011, SOMENTE pela Internet, nos sítios: FAURGS e IFRS. O valor da taxa de inscrição é de R$45,00

Para quem não dispõe de acesso à internet, serão disponibilizados computadores para inscrição, de segunda a sexta-feira, no Campus Caxias, na Rua Mário de Boni, 2250, Bairro Floresta, das 9h às 21h.

A aplicação das provas será no dia 11 de dezembro, no turno manhã para cursos técnicos e a tarde para cursos superiores. Os candidatos realizarão prova objetiva composta por 40 questões de múltipla escolha. Os candidatos ao curso de nível superior realizarão, adicionalmente, prova de redação.

O Processo Seletivo 2012/1, coordenado pela Comissão Permanente de Processo Seletivo (Coperse) do IFRS, está sendo realizado em conjunto entre os Campus Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório e Restinga.

 

Veja AQUI o edital.

Veja AQUI informações sobre outros Campi.

 

http://www.caxias.ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=1&sub=262

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz