Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

29.10.11

2ª Encontro Mundial dos Blogueiros

29/10/2011

 

Itaipu vai apoiar 2ª Encontro Mundial dos Blogueiros em Foz

Mal acabou o 1º Encontro Mundial dos Blogueiros, no sábado (29), e os organizadores já anunciaram a 2ª edição do evento: será em novembro de 2012, em Foz do Iguaçu. A realização será possível graças ao apoio da Itaipu Binacional. O evento também acontecerá no Cineteatro do Barrageiro, em Itaipu, e promete reunir mais blogueiros para debater a democratização da informação na internet.
   
“Itaipu teve um papel republicano, nos ajudando a organizar o evento e sem interferir no que foi debatido aqui”, elogiou Altamiro Borges, o Miro, presidente do Centro de Estudos Barão de Itararé, um dos organizadores do encontro. “Queremos agradecer pelo apoio também ao segundo encontro”.
   
“Vocês estão em um espaço histórico para nós”, disse o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, em referência ao Cineteatro Barrageiro, principal ponto de encontro dos homens que construíram a hidrelétrica nos anos 70 e 80. Piolla destacou os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, como um centro de eventos, gastronomia, compras e, claro, a terra das Cataratas do Iguaçu.
    
Blogueiros em Foz
   
O encontro reuniu em Foz do Iguaçu, 468 participantes efetivos (654 pessoas haviam feito a inscrição), de 23 países e 17 estados brasileiros. Dos participantes, 250 foram de Foz do Iguaçu, entre estudantes da Universidade Federal da integração Latino-americana (Unila), do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), além de jornalistas e blogueiros da região.
   
No último dia do evento, foi lida a Carta de Foz do Iguaçu, com sugestões para tornar a internet mais democrática e universal. A carta foi redigida por uma comissão de 50 pessoas, entre organizadores do evento, convidados internacionais, blogueiros e entidades sociais. Ela foi aprovada de forma unânime na última plenária e será levada para o próximo encontro, em 2012.
   
Entre os principais itens, a carta sugere a criação de novos marcos regulatórios de comunicação, o acesso universal à banda larga de qualidade garantido pelo Estado, a luta contra qualquer censura na internet, entre outros consensos do encontro.
   
Última plenária
   
O debate “A luta pela liberdade de expressão e pela democratização da comunicação” reuniu ministros e autoridades do Brasil, Venezuela, Argentina e Peru. No sábado, antes do último debate, aconteceram os painéis sobre as experiências na América Latina e no Brasil.
   
A ministra das Comunicações do Peru, Blanca Josales, falou sobre o trabalho feito naquele país como a criação de observatórios de comunicação para garantir a qualidade da informação. “Com vontade política se abre muitas portas mesmo em um país de recursos limitados”, afirmou.
   
Damian Loreti, integrante da comissão que elaborou a Ley de Medios, da Argentina, explicou como a participação popular foi importante para a criação da lei. “É dever do estado defender o pluralismo e a diversidade nas comunicações”, concluiu.
   
Já o ex-ministro das Comunicações da Venezuela, Jesse Chacón, defendeu a comunicação como um direito humano e uma ferramenta fundamental para transformar a sociedade. “Se queremos uma sociedade com pensamento plural, temos que ter a mídia também com pensamento plural”.
   
#BlogMundoFoz e #votecataratas
   
Durante os três dias do 1º Encontro Mundial de Blogueiros, fervilharam no Twitter mensagens com as tags do encontro e da campanha Vote Cataratas. Por um erro no site do Twitter, as tags não foram registradas e acabaram não entrando nos Trending Topics, os assuntos mais discutidos do Twitter.
   
Ainda assim, o encontro e a campanha ganharam muitos seguidores e, a poucos dias do final da campanha para fazer das Cataratas do Iguaçu uma das novas sete maravilhas da natureza, milhares de “tuiteiros” e “blogueiros” abraçaram a ideia, postando com a tag #votecataratas.
 

http://www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/noticia/itaipu-vai-apoiar-2%C2%AA-encontro-mundial-dos-blogueiros-em-foz

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz