Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

17.10.11

América Latina é tema de Festival de Cultura da Universidade Federal do Ceará | Jornal Correio do Brasil

América Latina é tema de Festival de Cultura da Universidade Federal do Ceará

 

17/10/2011 17:31,  Por Adital

 

De hoje (17) até a próxima sexta-feira (21), a Universidade Federal do Ceará (UFC), sediada em Fortaleza, leva estudantes, professores e comunidade a pensar e discutir sobre os povos e as questões referentes à América Latina no IV Festival UFC de Cultura. Inspirado no ensaio Nuestra América, do pensador cubano José Martí, o Festival da UFC traz, neste ano, o tema “Caminos de Nuestra América” para o debate.

 

Paulo Mamede, coordenador geral do evento, explica que o Festival é o momento em que a Universidade apresenta a produção para comunidade e também recebe influências da cultura cearense e de outros locais. Na quarta edição, o Festival já refletiu sobre o Maio de 1968, já homenageou o poeta cearense Patativa do Assaré e discutiu sobre as relações que ligam a África, o Ceará e os países lusófonos.

 

Neste ano, o tema central é a América Latina. “É a oportunidade para discutir a identidade latino-americana”, comenta Mamede, destacando que o assunto é destaque tanto em seminários acadêmicos quanto em apresentações culturais de música, teatro, dança e cinema.

 

Para aprofundar a discussão, o tema aponta para a obra Nuestra América, do pensador cubano José Martí. “Usamos como referência José Martí porque ele separa a América Latina das outras Américas. [As discussões são] a partir desse pensamento, de procura da unidade latino-americana”, comenta, lembrando a importância de integração regional.

 

E o momento para discutir essa unidade latino-americana não poderia ser melhor. Mamede considera que “estamos em um momento crucial da história da humanidade”. Crise do capitalismo, retomada da participação de governos na América Latina que não comungam com as ideias dos Estados Unidos e dos países da União Europeia, protestos nos países árabes, e até mesmo ocupações em Wall Street mostram, segundo o coordenador do evento, que é preciso discutir “que tipo de desenvolvimento queremos”. E, para ele, a cultura é capaz de unir os povos em busca de uma “sociedade fraterna”.

 

Festival UFC de Cultura

 

Durante cinco dias, estudantes, pesquisadores, artistas e comunidade em geral podem participar de debates e apresentações culturais que têm a América Latina como tema central. De acordo com Paulo Mamede, o Festival, surgido em 2008, já entrou para o calendário da Universidade e ajuda a difundir o nome da UFC no cenário internacional.

 

Neste ano, o evento ofertou 502 vagas para oficinas, workshop e mini-curso. Além dessas atividades, ainda integram a programação do evento: seminários, feira de livros, mostra de bandas universitárias, feira de gastronomia e artesanato, lançamento de livros-reportagem, mostra de cinema, colóquios de dança, contação de histórias e exposições de arte. As noites são dedicadas a shows de artistas nacionais e internacionais.

 

Veja a programação completa em: http://www.festivalufcdecultura.ufc.br/

 

http://correiodobrasil.com.br/america-latina-e-tema-de-festival-de-cultura-da-universidade-federal-do-ceara/313467/

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz