Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

10.6.11

Suplicy comemora decisão do STF sobre Battisti

09/06/2011

Em discurso realizado nesta quinta-feira (09/06), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) exaltou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que por seis votos favoráveis e três contrários de libertar o ex-ativista italiano Cesare Battisti, condenado em seu país sob a acusação de cometer quatro homicídios na década de 70.

O STF confirmou a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de dar refúgio político a Battisti.


Em aparte, o senador Pedro Taques (PDT-MT) discordou de forma veemente, alegando que o Brasil transformou-se em um "cafofo, esconderijo, mocó de criminosos". Taques comparou Battisti com Bin Laden, dizendo que se este estivesse vivo também seria abrigado no país.

Eduardo Suplicy defendeu seu argumento e sustentou a inocência de Battisti dizendo que livre ele (Battisti) poderia se defender, uma vez que teria ocorrido fraude em seu julgamento na Itália.

"A diferença é que enquanto Bin Laden não veio ao Brasil, por outro lado, ele disse ser responsável pelos atentados que mataram mais de três mil pessoas nas torres de Nova York e no Pentágono. Enquanto que Cesare Battisti vem a quatro anos afirmando que não cometeu os quatro assassinatos pelos quais foi condenado à prisão perpétua", argumentou.

Rafael Noronha com informações da Agência Senado

Confira parte do discurso do senador Eduardo Suplicy:

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT – SP) – (...) Quero, finalmente, Srª Presidente, apenas cumprimentar o Supremo Tribunal Federal que, por seis votos a três, tomou a decisão de dar a liberdade ao Sr. Cesare Battisti.
...
A diferença, querido Senador Pedro Taques, é que, enquanto Bin Laden não veio ao Brasil, por outro lado, ele disse ser responsável pelos atentados que mataram mais de três mil pessoas ali nas torres de Nova Iorque e no Pentágono. Enquanto que Cesare Battisti vem a quatro anos afirmando que não cometeu os quatro assassinatos pelos quais foi condenado à prisão perpétua. A Constituição brasileira não permite a prisão perpétua.

Os maiores juristas brasileiros – Dalmo de Abreu Dallari, Celso Antonio Bandeira de Melo, Nilo Peçanha e diversos outros – afirmaram que a decisão tomada ontem por seis a três, respeito a sua opinião, mas é a decisão mais correta. E Cesare Battisti hoje é um ser humano livre, que ganhou a sua liberdade por decisão da Justiça brasileira.

E mesmo que a Itália vá para Haia, então se proverá a oportunidade para ele, em liberdade, dizer e comprovar que não cometeu os quatro assassinatos.

V. Exª precisa dizer que foi comprovado por notária pública francesa que os defensores de Cesare Battisti falsearam a procuração que os designava para defender e não defenderam Cesare Battisti na Corte italiana e na Corte européia.


Muito obrigado.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado

http://www.senado.gov.br/senadores/liderancas/lidptsf/detalha_noticias.asp?data=09/06/2011&codigo=96808

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz