Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

8.6.11

Esquerda e progressistas comemoraram vitória de Humala, no Peru, diz Pomar

O dirigente nacional do PT e secretário-executivo do Foro de São Paulo, Valter Pomar, se encontra em Lima, no Peru, onde acompanhou a vitória do candidato Ollanta Humala no segundo turno das eleições naquele país.

Em entrevista ao Portal do PT, Valter Pomar falou sobre o clima político no Peru durante a eleição e após a concretização da vitória de Humala. Ele afirmou que a esquerda, os democratas e progressistas da América do Sul e da comunidade internacional comemoraram a vitória do candidato nacionalista no país vizinho.

Segundo Pomar, a elite peruana não tem compromisso com a democracia e com os direitos humanos e por isso deflagou uma campanha de medo durante o segundo turno. Para ele, o novo presidente terá que ter muita tranquilidade para enfrentar e neutralizar o jogo sujo da direita fujimorista e não ceder à chantagem. (Geraldo M. Ferreira - Portal do PT)


Confira a entrevista na íntegra:

Como foi a realização do segundo turno das eleições no Peru?

Tensa. A elite peruana deflagrou uma campanha de medo, anticomunista, suja. Esta elite não tem compromisso com a democracia, com os direitos humanos e com a luta contra a corrupção. Preferiam uma Fujimori do que votar em uma candidatura progressista, porque não querem ceder nada, querem ficar com todos os lucros derivados do crescimento econômico recente do Peru.

A vitória de Ollanta Humala por uma pequena margem de votos já era esperada diante do cenário político atual do Peru. O país continuará dividido? Qual é a expectativa agora para o futuro governo?

A linha da campanha de Ollanta Humala foi ampliar em direção ao centro, para neutralizar os setores de direita que não aceitam a corrupção, a ditadura e o fujimorismo. Este movimento de concertación vai continuar, pois a direita fujimorista é insaciável e perigosa. Para dar uma idéia disto, a bolsa de Lima caiu 8% depois da vitória de Ollanta. Qual o motivo? Chantagem! Perderam a eleição, mas querem impor um ministério que faça o que Fujimori faria. Por isso, será preciso muita tranquilidade para não cair na provocação, nem ceder a chantagem. Se Ollanta Humala conseguir isto, e estou seguro de que vai conseguir, as expectativas são as melhores.

Como foi recebida a vitória de Humala no continente sul-americano e pela comunidade internacional?

Pela esquerda, pelos democratas, pelos progressistas, pelos que sabem o que foi Fujimori, a vitória de Ollanta foi recebida com alegria e alívio.

Humala já adiantou como será a composição do novo governo? Na sua opinião, qual será a base da equipe governamental dele?

Será um governo democrático, progressista, de centro-esquerda,com importantes aliados de direita.

Qual é a situação de Humala no Parlamento peruano? Ele tem uma base de apoio para garantir a governabilidade?

Sim. Sua coalizão de primeiro turno, mais os aliados de segundo turno, mais setores que vão desgarrar agora do bloco fujimorista, permitem começar o governo com apoio parlamentar.

Humala discursou logo após o anúncio da vitória e prometeu realizar políticas de inclusão social. O Brasil servirá de modelo para o novo Peru que ele pretende construir?

Ollanta Humala tem dito que o Brasil é um exemplo, mas não um modelo. Tem uma frase conhecida, de um intelectual comunista peruano chamado Mariategui, que fala que é preciso construir para o Peru um caminho sem calco nem cópia. Não precisa traduzir, certo? Nada de modelo.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz