Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

6.6.11

Ollanta Humala fala aos peruanos como novo presidente | BRASIL de FATO

Internacional

 

Humala quer governo de coalização e crescimento econômico com inclusão social

 

06/06/2011

 

Da Redação

 

Após o anúncio da vitória nas urnas deste domingo (05), Ollanta Humala se dirigiu à Praça 2 de Maio no centro da Capital Federal, Lima, onde discursou para apoiadores e manifestantes e reiterou seu compromisso em promover o crescimento econômico e a inclusão social dos peruanos. Com 92,8% dos votos apurados até às 9h44 dessa segunda-feira (07), Humala tem 51,4% dos votos válidos, enquanto sua adversária, Keiko Fujimori, soma 48,6%.

 

Segundo Fernando Tuesta, diretor do Instituto Nacional de Processos Eleitorais (ONPE, na sigla em espanhol), apesar da margem apertadas, não há dúvidas quanto a vitória do candidato da coligação Gana Perú (Vence Peru). Faltam ainda a apuração das urnas oriundas de áreas rurais mais afastadas, mas a expectativa é que elas aumentem ainda mais a vantagem do presidente eleito diante de sua concorrente.

 

Em seu primeiro discurso como presidente eleito, Humala afirmou que seu governo estimulará a economia aberta e de mercado e fortalecerá o consumo interno. “Esta noite renovo meu compromisso com o povo peruano de promover crescimento econômico com inclusão social. Começaremos a trabalhar para isso no próximo dia 28 de julho”, disse. “Vamos fazer uma transformação da agricultura, da indústria, para que gerem mais empregos e mais dinheiro para a nação”.

 

Humala também disse que sua administração terá “políticas reais” para solucionar os problemas do país nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, segurança e que não dará vez para os corruptos.

 

Governo de coalização

 

O novo presidente afirmou que pretende formar um governo de conciliação nacional, com os melhores quadros técnicos e intelectuais, “sem que ninguém se sinta excluído”. Para ele, o governo de concertação será representativo das forças democráticas e aberto à sociedade civil. A coligação Gana Perú foi formada por partidos de esquerda, e recebeu o apoio de movimentos sociais de todo o Peru, que não queriam a vitória de Keiko Fujimori por acreditar que ela representaria o retorno da ditadura Fijuimorista.

 

No plano internacional, Humala afirmou que irá impulsionar a integração latino-americana com todos os países da região. No domingo, ele já havia recebido os cumprimentos pela vitória do presidente do Chile, Sebastián Piñera, do escritor Mario Vargas Llosa, do ex-presidente peruano Alejandro Toledo e do presidente da Bolívia, Evo Morales. Em entrevista para a agência estatal boliviana ABI, o chefe boliviano afirmou que "o grande triunfo de Humala é o resultado da luta do povo por sua dignidade e soberania".

(Com agências)

 

Veja aqui vídeo do primeiro discurso de Ollanta Humala:

http://www.telesurtv.net/secciones/noticias/93781-NN/humala-reitera-que-promovera-el-crecimiento-economico-con-inclusion-social-en-peru/#%C2%A0

 

http://www.brasildefato.com.br/node/6523

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz