Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

12.6.11

Opera Mundi - Oliver Stone virá ao Brasil para lançar documentário sobre América Latina

16/05/2010 - 12:04 | Breno Altman | São Paulo

Oliver Stone virá ao Brasil para lançar documentário sobre América Latina

O cineasta norte-americano Oliver Stone, vencedor do Oscar de melhor direção com Platoon e Nascido em 4 de Julho, deverá pousar no dia 31 de maio em São Paulo para a pré-estréia de Ao sul da fronteira (South of the Border), documentário no qual aborda a guinada à esquerda em importantes países latino-americanos.

Apresentado pela primeira vez no ano passado, durante o Festival de Veneza, o filme foi dirigido e produzido por Stone. Com sua equipe, viajou do Caribe até além da Cordilheira dos Andes para relatar a situação política do subcontinente nos últimos dez anos. Entrevistou os principais presidentes identificados com a nova onda.

O protagonista do documentário é o venezuelano Hugo Chávez, mas também foram gravados Raul Castro (Cuba), Evo Morales (Bolívia), Fernando Lugo (Paraguai), Rafael Correia (Equador), Cristina Kirchner (Argentina) e Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil).

Chagas sociais e econômicas

O co-roteirista Tariq Ali, historiador e cientista político paquistanês, definiu o documentário como um “road movie político”. Com uma idéia na cabeça e uma câmera na mão, Stone busca decifrar as razões que levaram à virada política na região e quais os caminhos propostos pelos novos dirigentes. “As mudanças não estão ocorrendo através da luta armada, mas por sucessivas eleições democráticas”, ressalta Ali. “Esse é um fato muito significativo para a América Latina.”

Veja o trailer do filme




O documentário aborda as políticas de livre mercado implementadas nos anos oitenta e noventa, com suas chagas sociais e econômicas, sugerindo que as calamidades financeiras provocadas pela cartilha do Fundo Monetário Internacional (FMI) e as privatizações foram o combustível para o fracasso e o afastamento das velhas elites dirigentes.

O diretor também registra a maneira como a imprensa norte-americana trata o presidente venezuelano e seus colegas. “O projeto começou a partir da demonização dos líderes latinos pela mídia”, afirma Stone ao Opera Mundi. “Acho Hugo Chávez uma figura extremamente dinâmica e carismática. Ele é solto e afetuoso. Mas quando estou nos Estados Unidos não paro de escutar histórias de terror sobre o ‘ditador’ e o ‘homem mau’. Chávez é apresentado sempre como uma ameaça à liberdade.”

Esse não é o primeiro projeto de Oliver Stone com um olhar sobre a América Latina. Nos últimos anos dirigiu também Comandante (2003) e Looking for Fidel (2004), a partir de entrevistas com o líder cubano e outros personagens, inclusive oposicionistas.

O cineasta deverá iniciar a turnê de lançamento de Ao sul da fronteira logo após o Festival de Cannes, onde apresentou Wall Street II, com Michael Douglas. A première brasileira do documentário está marcada para a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), no bairro paulistano de Higienópolis, apenas para convidados.

Siga o Opera Mundi no Twitter

 

http://operamundi.uol.com.br/noticias_ver.php?idConteudo=4106

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz