Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

4.6.11

Por que Ollanta Humala vai vencer

sexta-feira, 3 de junho de 2011

 

Por que Ollanta Humala vai vencer

Por Hayle Gadelha, em seu blog:

Hoje de manhã fiquei ansioso, esperando a Sandra (Recalde) e o Juan (Pessoa), da MPI, amigos e parceiros de algumas campanhas políticas, acordarem e acessarem o skype. Eles estão no Peru (duas horas mais cedo...) dando consultoria em Redes Sociais à campanha de Humala, e eu estava louco pelas novidades da campanha presidencial de lá.

Não é uma eleição fácil. A Filha de Fujimori pulou na frente e sabemos que ela (graças ao pai) tem grande força junto ao eleitorado de perfil popular. Mas não era apenas esse o problema: ela também liderava (com folga) em Lima. Ou seja, questões como ditadura ou esterilizações sem autorizações não serviam para motivar o povão contra a Filha de Fujimori e, além disso, a classe média não se motivava a favor de Ollanta Humala, por ele ser militar ou por medo de um fracasso econômico (como fizeram aqui com Lula).

Foi preciso repensar a estratégia de Ollanta, dando mais valor ao voto classe média. E para isso nada melhor do que as chamadas redes sociais. 77% dos eleitores utilizam o Facebook! As comunidades independentes, de jovens, principalmente, são muito fortes e com grande tendência anti-ditadura, em defesa da democracia – tanto que a comunidade “No a Keiko” já contava com 60.000 seguidores. Foi mais do que natural aproximar-se dessas comunidades.

A equipe Humala foi atrás das classe B e C, dos intelectuais, jovens, estudantes, professores, artistas, de todos que eram contra a ditadura. Mostrou-se que a Filha de Fujimori tem a mesma mão pesada do pai, que ela possivelmente tem forte complexo de Electra, desejando reencarnar o pai. A primeira grande demonstração de força dessa nova atitude da campanha com apoio das redes sociais foi o #26m Fujimori nunca más!, que ajudou a mobilizar 20.000 pessoas, predominantemente jovens, que foram para as ruas, à maneira da Espanha, em defesa da democracia, não à ditadura.

Paralelamente, Ollanta tratou de provar flexibilidade e amor à democracia. O resultado positivo já é visível. Talvez ainda estejam em empate técnico. Mas o sentimento da vitória de Ollanta já ganha as ruas. Na última pesquisa da Universidad Católica, Ollanta Humala já aparece com 51,8% contra 48,2% da Filha de Fujimori. A democracia vencerá.

Miro

 

http://altamiroborges.blogspot.com/2011/06/por-que-ollanta-humala-vai-vencer.html?spref=tw

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz