Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

24.3.11

Plantas medicinais e fitoterápicos em foco - Rede de Tecnologia Social

Plantas medicinais e fitoterápicos em foco

 

Fórum e Oficina irão reunir especialistas em Belém para formar rede de TS no bioma amazônico

Foto: Divulgação

Plantas2.jpg

Rede visa apoiar Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

 

21/03/2011 - Entre os dias 23 e 25 de março serão realizados, na cidade de Belém, o “Fórum de tecnologias sociais em plantas medicinais e fitoterápicos no bioma amazônico” e a “Oficina de Planejamento da Rede de Tecnologias Sociais em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Bioma Amazônico”. Os dois encontros são promovidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/MS), e contam com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e da Rede de Tecnologias Sociais (RTS).

O principal objetivo dos eventos é reunir especialistas de diversas regiões do país para discutir e estabelecer as diretrizes para a estruturação de uma Rede de Tecnologias Sociais em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no bioma amazônico.

A Oficina e o Fórum ocorrem num contexto nacional em que se busca a convergência dos esforços de diversos segmentos sociais para o desenvolvimento da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). Esta política, aprovada em 2006, tem como diretriz garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional.

“A estruturação de uma rede apoiadora da PNPMF no âmbito dos municípios, tendo em vista as tecnologias sociais como ferramenta, constitui uma estratégia para amparar os objetivos da política, apoiando diversas ações voltadas para o complexo produtivo da saúde por meio do uso sustentável da biodiversidade”, explica Joseane Carvalho Costa, pesquisadora da Universidade Federal do Pará e da VPAAPS/Fiocruz e coordenadora técnica do Projeto de Apoio a Estruturação da Gestão Estratégica e ao Desenvolvimento do PNPMF.

Segundo a pesquisadora, a Rede de Tecnologias Sociais em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no bioma amazônico deverá induzir ações em ciência, tecnologia e inovação como processos sociais e participativos sendo, portanto, estratégica para buscar soluções para os problemas sócio-econômicos e de acesso a saúde no país.

O Fórum foi organizado em quatro painéis que subsidiarão o planejamento estratégico da rede, cujo objetivo é estruturar a gestão compartilhada dentro de uma perspectiva intersetorial, possibilitando o apoio de todos os elos dessa cadeia produtiva.

Os dois eventos são fechados para convidados e acontecem entre 23 e 25 de março, no Hotel Regente, em Belém (PA). Para mais informações, entre em contato pelo email redeamazoniasaude@gmail.com ou pelo telefone (19) 8115-7776 begin_of_the_skype_highlighting            (19) 8115-7776      end_of_the_skype_highlighting.


Por Márcia Tait, assessora de comunicação do Fórum de Tecnologias Sociais em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Bioma Amazônico

http://www.rts.org.br/noticias/destaque-3/plantas-medicinais-e-fitoterapicos-em-foco

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz