Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

31.3.11

Faltando duas semanas para as eleições presidenciais, Ollanta Humala assume a dianteira nas pesquisas eleitorais no Peru

o ex- militar Ollanta Humala, depois de crescer sustendadamente nas últimas semanas, subiu ao primeiro lugar nas preferências eleitorais e alcançou 21,2% de intenção de voto, à frente dos outros quatro competidores, segundo uma pesquisa de opinião difundida neste domingo, 27, pela radioemissora RPP.

 

A pesquisa da consultora CPI indica que Humala avançou do 4º ao primeiro lugar na última semana, ao subir de 15,7% a 21,2% e deslocou da ponta o ex-presidente Alejandro Toledo, que caiu paralugar ao baixar quase 2 pontos percentuais de 20,5% a 18,6%.

Emlugar se mantém a congressista Keiko Fujimori, que baixou um ponto, de 20% a 19%. Emlugar está o ex-ministro de economia Pedro Pablo Kuczynski, que subiu pouco mais de um ponto, de 14,9% a 16,1%.

Caindo para o 5º lugar se encontra o ex-prefeito de Lima, Luis Castañeda, que na última semana estava em terceiro caindo quase 2 pontos de 17% a 15,5%.

 

A sondagem aponta 27% de indecisos. Manuel Torrado, diretor da CPI, disse à RPP que os indecisos são "sinônimo de um voto mais pensado e informado e que espera recolher mais informação dos candidatos para decidir".

 

Acrescentou que o 1º lugar de Humala atemoriza os setores alto, médio e baixo ascendente, mas não aos setores pobres que não têm "medo da mudança, não se prejudicam porque nunca tiveram nada".

 

Humala comentou que "estamos levando propostas concretas no tema das pensões, da saúde, seguridade social, educação e infra-estrutura que resolvem os problemas concretos da população ‘de a pié (pobres)".

 

Na sexta-feira e no sábado o influente diário El Comercio, editado em Lima, estampou em suas manchetes: "Humala pretende estatizar empresas" e "Plano de governo de Ollanta Humala é estatista e autoritário", respectivamente.

 

Humala esteve em 2006 mais vinculado a Hugo Chávez, porém após perder as eleições diante de Alan García se mostrou mais próximo do ex-presidente esquerdista do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

De fato, Humala viajou ao Brasil quatro vezes nos últimos tempos, assistiu ao Congresso do Partido dos Trabalhadores em Brasília e durante a última visita oficial de Lula a Lima em fins de 2010, o brasileiro se reuniu por quase uma hora com o candidato.

 

Humala propõe gravar os "lucros extraordinários" das empresas do setor de mineração, cujas exportações constituem 60% do total. Suas propostas preocupam os inversionistas estrangeiros.

 

Em 2006 Humala ganhou as eleições no primeiro turno, mas perdeu no 2º turno ante o atual presidente Garcia que alcançou 52,62% dos votos contra 47,37% de Humala, porém conquistou o 1º lugar em 15 regiões – as mais pobres – das 25 que tem o país.

 

As eleições presidenciais serão em 10 de abril emturno

O principal coordenador do bloco progressista Ganha Peru, Daniel Abugattás, disse que é previsível a intensificação da guerra suja eleitoral contra Humala, depois de sua chegada ao 1º lugar nas preferenciais.

Referiu-se à campanha midiática que aterrorizou a população com notícias falsas ou distorcidas a fim de impedir a vitória de Humala contra Garcia em 2006, objetivo conseguido a duras penas.

A candidata Fujimori sustentou que a preocupa o avanço de Humala porque supostamente é “um perigoso lobo com pele de carneiro”, em alusão ao eficaz estilo persuasivo do postulante progressista.

Kuczynski disse que não acredita nos resultados da pesquisa e lançou ataques similares contra o líder nacionalista, o mesmo que Toledo, que alegou que a mudança constitucional anunciada por Humala é “um salto no escuro”.

Abugattás reiterou que o bloco Ganha Peru, que reúne os partidos nacionalista, socialista e comunista do Peru, recebe com humildade e serenidade o avanço de seu candidato e continuará na campanha para pedir o apoio do povo ao seu plano de reformas para uma redistribuição mais justa da riqueza com maior presença estatal na economia.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz