Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

5.3.11

da Agência Brasil...

04/03/2011

Unesco premia Mães da Praça de Maio por luta em defesa dos direitos humanos

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) escolheu o grupo não governamental argentino Avós da Praça de Maio como vencedor do Prêmio Félix Houphouet-Boigny pela Busca da Paz 2010. A entidade representa mães e avós cujos filhos e netos foram mortos ou desapareceram no período da ditadura na Argentina (de 1976 a 1983). Elas se reúnem em frente à praça uma vez por semana.

As informações são da Unesco. Em janeiro, a presidenta Dilma Rousseff, quando visitou Buenos Aires, reuniu-se com as Avós da Praça de Maio. Dilma se emocionou com as mulheres e suas histórias. Recebeu delas de presente um lenço branco – espécie de símbolo do grupo, cujas integrantes usam o lenço no cabelo.

"Com todo o meu coração felicito as Avós da Praça de Maio e sua presidenta Estela Carlotto”, disse a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova. "O esforço incessante [da organização] tornou possível uma centena de jovens redescobrir suas verdadeiras identidades, desfazendo assim uma certa injustiça flagrante. Este é um exemplo inspirador de defesa dos direitos humanos."

O prêmio da Unesco será recebido por Estela de Carlotto, que ainda procura o neto. O prêmio é no valor de US$ 150 mil, além de uma medalha de ouro e um diploma. No ano passado, houve campanhas na Argentina sugerindo a indicação da organização para o Premio Nobel da Paz.

A organização As Avós da Praça de Maio foi criada em 1977 para localizar as famílias das crianças sequestradas durante a repressão política na Argentina. Com o passar dos anos, o grupo ampliou suas bandeiras e luta também pela defesa do combate às violações dos direitos da infância e pelo julgamento de todos que sequestraram crianças na ditadura.

Instituído em 1989, o Prêmio Félix Houphouet-Boigny busca reconhecer o trabalho desempenhado por pessoas, instituições e organizações que contribuíram significativamente para a promoção, investigação, preservação ou manutenção da paz.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já foi agraciado com o prêmio da Unesco, assim como o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela e outros líderes políticos, os israelenses Yitzhak Rabin e Shimon Peres, o palestino Yasser Arafat e o norte americano, Jimmy Carter, além do rei Juan Carlos da Espanha.

Edição: Juliana Andrade

 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/home;jsessionid=EBE5E695730EAF5071F1F77E1717F855?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-2&p_p_col_pos=2&p_p_col_count=3&_56_groupId=19523&_56_articleId=3203950

]

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz