Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

13.10.10

Serra se irrita com jornalista no RS e ataca a imprensa — Rede Brasil Atual

Política

Serra se irrita com jornalista no RS e ataca a imprensa

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Publicado em 13/10/2010, 19:50

Última atualização às 20:18

São Paulo – O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, irritou-se com uma pergunta sobre Paulo Vieira de Souza, ex-diretor de Engenharia da Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa). Além de não responder ao questionamento, ele criticou o jornalista autor da pergunta e acusou o jornal Valor Econômico, pertencente aos grupos Folha e Globo, de estar a serviço do PT.

A declaração soma-se a uma série de bate-bocas protagonizados pelo tucano com jornalistas. Nesta quarta-feira (13), em Porto Alegre (RS), Serra saía de reunião com o candidato derrotado ao governo José Fogaça (PMDB) quando foi questionado sobre Souza, conhecido como Paulo Preto.

Inicialmente, o candidato oposicionista recusou-se a responder por considerar "um preconceito odiento (sic) se referirem a uma pessoa com este apelido". Ele disse ter considerado que a pergunta dizia respeito ao apelido e não a suas relações com o tucano acusado de ter arrecadado R$ 4 milhões para a campanha antes do período permitido pela Justiça Eleitoral e cujo destino é desconhecido.

Depois, Serra negou desvios em sua campanha e afirmou que sua concorrente, Dilma Rousseff (PT), precisaria explicar irregularidades na Casa Civil – em referência a Erenice Guerra, afastada do cargo por suposto tráfico de influência de seu filho em contratos dos Correios.

Ao falar sobre o caso, Serra voltou-se ao jornalista Sérgio Bueno, do Valor Econômico, autor da pergunta sobre Souza, e disse que o veículo "não têm interesse na Casa Civil, naquilo que foi desviado e etc." O jornalista disse, a seguir, que se tratava de preconceito. Serra respondeu: "Não é preconceito. Vocês fazem manchete para o PT botar no horário eleitoral".

Segundo o portal Terra, antes do encontro com Fogaça, Serra havia defendido a liberdade de imprensa. "Para nós, liberdade e democracia não são instrumento de retórica e a liberdade de imprensa é indispensável. Eu reclamo da imprensa às vezes, mas vou lutar até a morte para que sejam livres no que dizem. Democracia é respeitar aqueles que não estão de acordo", defendeu. Mesmo durante o evento, o tucano recusou-se a responder sobre Souza.

Histórico

Durante toda a campanha, Serra brigou com jornalistas. Em setembro, ele parou uma entrevista na rede CNT, por não gostar do questionamento feito pela apresentadora Márcia Peltier. Em sabatina a O Globo, Zuenir Ventura foi alvo do descontentamento por ter perguntado ao candidato sobre seu discurso agressivo na  campanha. Ele também acusou repórteres da TV Brasil e do sistema Radiobrás de fazer cobertura enviesada, além de Heródoto Barbeiro, então apresentador do programa Roda Viva, da TV Cultura.

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/politica/serra-se-irrita-com-jornalista-no-rs-e-ataca-a-imprensa/view

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz