Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

30.10.10

Sobre PT e Farc: quem espalhou o boato foi punido | espalhe a verdade

Quem espalha ou inventa que a candidata Dilma Rousseff, o presidente Lula e o PT mantêm relações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pode ser punido pela Justiça.

O PSDB, partido de José Serra, tentou em diversas ocasiões fazer essa acusação sem fundamento, mas acabou tendo de arcar com pesadas multas. Caminho diferente seguiu a ex-candidata do PV à presidência Marina Silva, que chamou as acusações de "gratuitas".

A primeira punição que o PSDB recebeu foi ainda nas eleições de 2002. No segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto, Serra vinculou o PT às Farc em sua propaganda eleitoral. Foi multado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Agora, nestas eleições de 2010, Índio da Costa, candidato a vice de Serra, fez o mesmo: relacionou indevidamente o PT à organização colombiana e ao narcotráfico em uma entrevista concedida para a revista Veja. A publicação pagou o pato e foi obrigada pela Justiça a se retratar.

Mas a punição não os inibiu. Neste mês de outubro, a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul aceitou denúncia contra José Serra por suspeita de calúnia e difamação. Em entrevista ao jornal gaúcho Zero Hora, ele mentiu de novo afirmando que o PT teria ligação com as Farc.

Aos fatos:

A verdade é que, ainda na década de 1990, as Farc fizeram uma tentativa de abandonar as armas e de participar do processo eleitoral na Colômbia. Nessa época, procuraram se aproximar de partidos políticos e de governos na América Latina. Isso incluiu o governo brasileiro, na época comandado pelo PSDB, e legendas de oposição, entre elas o PT.

Integrantes das Farc chegaram a se reunir com Arthur Virgílio, que era líder do PSDB no governo. Afinal, mesmo nos conflitos militares, há momentos em que o diálogo é necessário para a construção da paz. Porém, as negociações na Colômbia não avançaram e as Farc decidiram fortalecer a guerrilha. A partir de então, todos esses contatos foram rompidos.

Um exemplo disso é que, em julho de 2005, a guerrilha foi impedida pelo PT de participar formalmente de uma reunião do Foro em São Paulo, entidade que reúne organizações de esquerda de toda a América Latina e na qual as Farc participava quando tentava abandonar as armas.

As relações diplomáticas do Brasil com outras nações são internacionalmente reconhecidas pelo respeito às suas políticas internas e pelo protagonismo na resolução de conflitos. O atual presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, elogiou o governo Lula quanto a este tema.

Espalhe a verdade!

http://www.espalheaverdade.com.br/2010/10/19/sobre-pt-e-farc/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz