Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

4.8.10

“Uma vitória de Serra seria um inferno para nós”, afirma Stédile, do MST

O Caxiense
 

Com discurso afiado, João Pedro Stédile não se esquivou ao apresentar sua posição política e dos movimentos dos quais faz parte – o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do qual foi um dos fundadores, e a Via Campesina. O ativista disse na terça-feira (3), durante a aula inaugural do curso de História da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que apoiará Dilma Rousseff (PT) como candidata à presidência da República.

"Como movimento não temos partido, não devemos aderir ou se opor a um projeto. No entanto, temos que ter a clareza de que uma vitória de Serra (PSDB) seria um inferno para nós, o fim do mundo. Devemos derrotar sua candidatura e incentivar a base para vetar o avanço da direita. Temos que impedir o avanço da direita. Nesse momento, isso significa a eleição de Dilma."

O palestrante começou sua exposição, cujo tema foi Os Movimentos Sociais e a Conjuntura na Latino América, afirmando que existe uma luta de classes permanente nas sociedades capitalistas. Stédile fez uma retomada histórica, mencionando a não-concretização da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) como avanço para os movimentos sociais, antes de apresentar sua opinião sobre a conjuntura atual.

Para o ativista, existem três rumos possíveis para os governos latino-americanos atualmente. O primeiro seria o retorno do domínio norte-americano sobre a região. Outros seriam o da integração do capital do continente e um plano de fortalecimento de governos populares, com a concretização da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba). Para o ativista, Serra e Marina Silva (PV) representariam a primeira alternativa, enquanto o plano de governo de Dilma contemplaria parcialmente as duas últimas.

"Hoje percebemos que Lula só ganhou as eleições porque parte da burguesia se dividiu. Ele ganhou as eleições na hora errada. O ideal teria sido ter ganho em 1989, se unindo ao PDT. Depois do governo FHC, Lula ganhou no momento de refluxo dos movimentos sociais. Agora, a burguesia se dividiu novamente. Graças a Deus, senão o Serra estava na frente. Os ventos ainda sopram para nosso lado. Daqui para frente, a discussão será mais ideológica."

Stédile afirmou que a imprensa é "o braço ideológico da direita no Brasil."

"A mídia no Brasil tem um poder de oligopólio da direita nacional. Todo trabalhador que lutar, a mídia vai contra", discursou.

Ele também comentou a posição que o MST e a Via Campesina tomaram em relação ao governo atual.

"Muitos nos chamaram de pelego. Acreditamos que os movimentos sociais devam manter a autonomia. Quando o governo erra, pau neles, quando acerta, palmas. Mas, pergunto, e quem foi para a oposição de Lula, acumulou vitórias?"

Depois da palestra, em entrevista, Stédile afirmou que ocorreram mudanças na demanda pela reforma agrária.

"A luta mudou de patamar. Até o governo Lula, a disputa estava entre o agronegócio e os sem-terra. Agora é por um modelo agrícola."

Foto: João Pedro Stédile palestrou na aula inaugural de História, na UCS, terça-feira (3) | Crédito: Roque Jr., Divulgação/O Caxiense

Publicado às 16h48 de 4 de agosto de 2010.

Tags: , , ,
 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz