Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

15.8.10

6° Seminário de Teologia da Libertação e Educação Popular

 

Passados mais de 120 anos da abolição da escravatura, somos um país no qual metade da população (50,3%) é considerada negra (IBGE, 2010). A população afro-descendente, no entanto, representa mais de 70% da população mais pobre. No mercado de trabalho, com a mesma qualificação e mesma escolaridade, uma pessoa negra recebe em média quase a metade do salário pago a uma pessoa branca. Em nossas cidades, mais de dois terços dos jovens assassinados entre 15 e 18 anos são negros. Negras e negros são quase ausentes nas universidades públicas. Apesar dessa realidade ainda causa polêmica ações afirmativas como a política de cotas.

Por outro lado, a população branca sente-se pouco incomodada quando o assunto é racismo. Muita gente, apoiada numa racialidade neutra, não nomeada, simplesmente agradece a "sorte" de ter nascido branca. Sem outros questionamentos, pode usufruir dos privilégios da branquitude.

Por tudo isso, o problema racial no Brasil deve ser discutido como um problema das relações entre negros e brancos, pois sua solução envolve os dois grupos. Relações étnico-raciais interessam àquelas pessoas que lutam por uma vida digna e plena para toda a população.

Se você ficou incomodado/a com estas informações, não pense duas vezes! Venha participar do Seminário e, em conjunto, refletir a temática sob a ótica da Educação Popular e da Teologia da Libertação.

CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA MESMO SUA INSCRIÇÃO!

 Data: 27 a 29 de agosto de 2010.
 Local: Centro Mariápolis - São Leopoldo/RS.
 Taxa de inscrição: R$ 50,00 (inclui alimentação e hospedagem).

 Mais informações no site www.ceca-rs.org

*Se conheces alguém que se interessa pela temática do seminário, compartilhe a informação. Encaminhe este e-mail e nos ajude a divulgar o seminário!
Desde já somos agradecidos/as!


 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz