Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

16.3.09

Frente Farabundo Marti é favorita na eleição em El Salvador

Internacional| 15/03/2009 | Copyleft
 
 

Pesquisas indicam vitória do candidato Maurício Funes, da Frente Farabundo Marti. Mas paira no ar a ameaça de fraude. El Salvador tem cerca de 5 milhões e 800 mil habitantes. Estão registrados para votar cerca de 4 milhões e 337 mil habitantes. A quantidade de eleitores, num país com a demografia de El Salvador, só é possível se o "padrão eleitoral" incluir mortos, eleitores fantasmas e eleitores com mais de um registro. Resultado deve ser conhecido no início da noite deste domingo.

Os salvadorenhos vão às urnas neste domingo para eleger. A expectativa é de vitória de Maurício Funes, candidato da Frente Farabundo Marti. As últimas pesquisas dão a ele 8,9 pontos de vantagem frente ao candidato da Arena: 42,3% contra 33,4%. As mesmas pesquisas apontam uma simpatia de 48,4% em favor de Funes, contra 35,45 em favor do candidato da Arena.

Ao mesmo tempo, paira no ar a ameaça de fraude. El Salvador tem cerca de 5 milhões e 800 mil habitantes. Estão registrados para votar cerca de 4 milhões e 337 mil habitantes. A quantidade de eleitores, num país com a demografia de El Salvador, só é possível se o "padrão eleitoral" incluir mortos, eleitores fantasmas, eleitores com mais de um registro, etc.

Uma auditoria feita por um magistrado do Tribunal Eleitoral do país apontou a existência de 100 mil mortos, que continuam nas listas de votação. A mesma auditoria encontrou 300 mil pessoas sem domicílio conhecido. Foram localizados casos de eleitores com dois registros distintos. E registros eleitorais em que a foto do eleitor no registro é distinta da foto que consta do documento.

Em El Salvador, os eleitores votam por "apellido". Ou seja: voce vota no seu município, mas as urnas são organizadas pelo seu sobrenome. Ou seja: dois vizinhos, se tiverem sobrenomes começando por "Z" e por "A", votam em locais distintos. Isto prejudica os eleitores pobres, que têm dificuldades para se locomover até o local de votação.

Nas recentes eleições de janeiro, bem como nos últimos dias, constatou-se um fluxo de "eleitores" vindos de países vizinhos, para votar, com documentos falsos, na eleição de El Salvador. Empresários reuniram seus trabalhadores e disseram que registrassem (com máquinas fotográficas embutidas em celulares) seu voto; quem votasse em Funes e na FMLN, seria demitido.

Por fim, há notícias de que partidários da Arena pretendem tumultuar os locais de votação, após o meio-dia, naqueles locais onde há forte votação em favor de Funes.

A Arena controla 3 dos 5 magistrados do Tribunal eleitoral (que é composto por indicação dos partidos, portanto o 3x2 é institucionalizado).

A FMLN venceu por uma margem de 100 mil votos a eleição de janeiro de 2009. Maurício Funes recebe apoio de setores que em janeiro não votaram na FMLN. Logo, a fraude é o único mecanismo disponível para a direita. A FMLN tem 200 mil militantes mobilizados em todo o país. Milhares de observadores internacionais já estão no país. O governo dos EUA declarou (diferente da eleição passada) que não apóia nenhuma candidatura e que tratará igualmente com quem vencer.

O atual presidente e seu candidato disseram que aceitarão o resultado eleitoral, se Funes vencer. As urnas fecham as 17h (horário local). Às 18h30 é provável que já saibamos o resultado. Às 19h30 deve sair o primeiro boletim oficial. O fundamental é saber se a mobilização popular e a organização da campanha de Funes conseguirão suplantar a fraude.

(*) Valter Pomar é Secretário de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores e está em El Salvador acompanhando a eleição presidencial.

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15825

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz