Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

5.3.09

Aprovada moção de apoio às escolas itinerantes do MST

A proposição de autoria da Vereadora Denise Pessôa/PT, juntamente com as bancadas do PT, PC do B e PMDB, foi aprovada na sessão desta quarta-feira.

A Moção defende a permanência das escolas, tendo em vista a decisão do Ministério Público Estadual de fechá-las e encaminhar as crianças para as escolas tradicionais. Conforme Denise, "a escola itinerante é uma importante modalidade de ensino dos filhos e filhas de trabalhadores acampados. Essas instituições promovem a cidadania, respeitando as especificidades culturais e as condições materiais daqueles que, por meio do MST, lutam contra a injusta concentração fundiária no Brasil".

A moção foi apoiada pela maioria dos vereadores, recebendo votos contrários apenas de Pedro Incerti e Gustavo Toigo, ambos do PDT. Conforme Ana Corso/PT a medida do Ministério Público é arbitrária. "A conquista das escolas Itinerantes foi resultado de muita luta", lembrou. Marcos Daneluz e Rodrigo Beltrão, ambos do PT, também se manifestaram a favor da Moção, por considerarem a decisão do Ministério Público de cunho político/ideológico. Para Assis Melo/PCdoB essa decisão não está embasada na educação e sim de retaliação aos Movimentos Sociais. "Ensinar religião na escola pode, agora, ensinar o direito e o valor da terra não pode", concluiu.

A moção será encaminhada ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, à Governadora do Estado, à Secretaria Estadual da Educação, à Assembleia Legislativa, ao Ministério Público, à Comissão Pastoral da Terra e ao Ministério da Educação.



MOÇÃO nº MC-7/2009

Moção de apoio às escolas itinerantes do MST.

Senhor Presidente,
Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores,

Os vereadores e vereadoras que a presente subscrevem, observadas as disposições regimentais, submetem ao Plenário a seguinte moção de apoio às escolas itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.

A escola itinerante é uma importante modalidade de ensino dos filhos e filhas de trabalhadores acampados, pois promove a cidadania respeitando as especificidades culturais e as condições materiais daqueles que, por meio do MST, lutam contra a injusta concentração fundiária no Brasil.

Diante do exposto, após ouvido o Plenário e tramitado o presente, requer o envio desta moção de apoio ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, à governadora do Estado do Rio Grande do Sul, à Secretaria Estadual da Educação, à Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, bem como à sua Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, ao Ministério Público do Rio Grande do Sul, à Comissão Pastoral da Terra e ao Ministério da Educação.

Caxias do Sul, em 26 de Fevereiro de 2009; 134 anos da Colonização e 119 anos da Emancipação Política.

Denise Pessôa
Vereadora – PT

Alaor de Oliveira
Vereador – PMDB

Ana Corso
Vereadora – PT

Assis Melo
Vereador - PC do B

Ari Dallegrave
Vereador – PMDB

Geni Peteffi
Vereadora – PMDB

Marcos Daneluz
Vereador – PT

Mauro Pereira
Vereador – PMDB

Renato Oliveira
Vereador - PC do B

Rodrigo Beltrão
Vereador – PT

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz