Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

6.9.07

O que fazer para participar do Plebiscito Popular ?


Quando votar?
O Plebiscito Popular acontece durante a semana da Pátria, entre os dias 1º a 7 de setembro.
No entanto, a coleta de votos pode se estender até o dia 9 de setembro. Tudo depende da possibilidade de quem organiza as urnas.
A votação pode ser feita em um dia ou então durante toda a semana.

Como votar?
Na cédula, constarão quatro perguntas. O votante assinalará apenas com um X ou deixará de assinalar a pergunta que desejar anular ou não responder.


Quem pode votar?
a) Podem votar todas as pessoas a partir de 16 anos.
b) Para votar a pessoa precisa informar o nome e apresentar algum documento (RG, Carteira Profissional, CPF), que será anotado numa folha de controle de presença. O número de votos deve coincidir com o de votantes listados.
c) Menores de 16 anos que desejarem manifestar a sua opinião votando no Plebiscito poderão fazê-lo, desde que seus votos sejam contabilizados em urna e lista de presença a parte. Portanto, é fundamental que os mesários estejam preparados para essa eventualidade.

Onde votar?
Para saber onde votar, veja abaixo a lista dos locais de votação em cada estado e compareça a um deles portando seu documento de identidade. No caso de quaisquer dúvidas, estão listados também os contatos dos responsáveis pela organização do plebiscito em cada região.
RIO GRANDE DO SUL - Comitê RS- Porto Alegre - Comitê da Campanha
avaleenossars@yahoo.com.br
(51) 3224 2257(51) 9653 5935


Se precisar de mais orientações sobre os locais de votação, procure uma das organizações engajadas na campanha, mais próximas de você, como Assembléia Popular, Consulta Popular, Comissão Pastoral da Terra (CPT), sindicatos da CUT, Conlutas, Intersindical, Corrente Sindical Classista (CSC), MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), Grito dos Excluídos Continental, Movimento Pequenos Produtores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), União Nacional dos Estudantes (UNE), Movimento Evangélico Progressista, Via Campesina, Pastoral Operária (PO), Pastoral Carcerária, Central de Movimentos Populares (CMP), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Cáritas, entre outras.


Como se organizar?
Você também pode montar um comitê local (no seu bairro, sindicato, condomínio, lugares de grande circulação de pessoas etc.). É simples e ajuda a gerar debates e organizar a população para o Plebiscito Popular.
Não há dificuldade em organizar um plebiscito popular na sua localidade. Para formar um comitê local, organize a população, promova um debate, com a ajuda dos materiais publicados na página da campanha.
Entre em contato com o Comitê Estadual para fornecer o material de votação e para acertar com o comitê como passar o resultado do plebiscito, no dia 12 de setembro.
Você pode formar até mesmo uma urna móvel, circulando de carro e coletando votos em lugares de grande circulação de pessoas.
O Comitê Estadual pode fornecer o material de votação. Porém, basicamente, você necessita de uma urna, cédula de votação e lista de votação, para anotar o nome e RG de todos aqueles que participam da votação (Veja maiores orientações no site, na parte Cédula e Materiais do Plebiscito).
Materiais da campanha, como cartilhas e DVDs, também podem ser obtidos com a Secretaria Operativa da Campanha, pelo contato: (11) 3105-9702, ou pelo e-mail -
avaleenossa@yahoo.com.br


Porém, lembramos que cada comitê, cada grupo de pessoas que organiza o plebiscito, tem total liberdade para:
1. Organizar o debate e produzir seus próprios materiais, a partir do conteúdo que foi disponibilizado na página.
2. Reproduzir cartilha, jornais e cartazes publicados na página.
3. Entrar em contato com as organizações que participam da campanha e que certamente possuem os materiais da campanha (cópia da cartilha, do vídeo da campanha, panfletos etc.).


COMITÊ NACIONAL:
Secretaria Operativa: (11) 3105 9702 – 9810 7157
Correio eletrônico:
avaleenossa@yahoo.com.br


Sítio na Internet: www.avaleenossa.org.br

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz