Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

28.9.07

MARCHA DO MST / RS

Cerca de 670 integrantes do MST permanecerão acampados nos Pavilhões da Festa da Uva de 26 a 29 de setembro, em Caxias do Sul.
.
Segundo a organização do movimento, 500 adultos e 170 crianças participam da passagem por Caxias.
.
Os sem-terra saíram de Eldorado do Sul no dia 11 de setembro e já passaram por Porto Alegre e cidades do Vale do Sinos. Antes de Caxias, a última parada havia sido em Sapiranga.
.
Os integrantes do movimento pretendem chegar em Coqueiros do Sul, no norte gaúcho, onde fica a Fazenda Coqueiros - ou Guerra - , pela qual eles lutam pela desapropriação.
.
Simultaneamente, acontecem outras duas marchas do MST com destino à mesma propriedade rural. Uma delas saiu de São Gabriel e outra de Bossoroca.
.
Esta é a terceira vez que uma marcha dos sem-terra passa por Caxias. As outras teriam sido no final dos anos 1980 e no final dos 1990.
.
Marchas estaduais
Os sem-terra que estão em Caxias fazem parte de uma das três colunas que marcham simultaneamente no Estado. Uma delas saiu de São Gabriel e outra de Bossoroca.
Os cerca de 2 mil integrantes das três marchas pedem a desapropriação da Fazenda Coqueiros, no norte do Estado, que já foi alvo de várias invasões desde 2004.
Os sem-terra devem chegar na propriedade rural em Coqueiros do Sul na segunda semana de outubro.
..............................................................................
A Reforma Agrária

O que dizem líderes de algumas das instituições e entidades caxienses presentes na recepção ao MST:
.
.
- A Igreja é solidária para defender a causa da reforma agrária. A reforma é fonte de alimento e é tão importante que haja alimentos para todos. A reforma também é fonte de trabalho. Se hoje há desemprego, há a necessidade de trabalho. O nosso apoio é a esse movimento que quer que tomemos consciência da reforma agrária.
.
Bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Paulo Moretto
.
.
- A reforma agrária é importante e deve ser colocada na pauta de toda a sociedade. A gente acredita que a monocultura não é o melhor modelo de produção, mas, sim, a agricultura camponesa.
.
Coordenador de integração estudantil e membro da coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Henrique Porto Lusa, o Pulga.
.

- A reforma agrária é uma bandeira de todos os trabalhadores. A questão da produção de alimentos não é uma luta só dos sem-terra. A terra tem de cumprir um papel social. A questão do latifúndio hoje não interessa só aos metalúrgicos, mas toda a sociedade.

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo

.
- Entendemos que, enquanto não cessar a vinda de gente do campo para a cidade, teremos dois problemas sérios: a falta de emprego e a diminuição da quantidade de alimento produzida, já que a maior parte da produção é realizada em pequenas propriedades. Acreditamos que, ao contrário do ocorre hoje, as pessoas que não encontram emprego na cidade deveriam ir para o campo.
.
Membro da coordenação municipal do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Valerim Alexandre Caetano

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz