Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

20.9.07

Do lugar da miséria à miséria do lugar

A Expointer quase sempre renova o debate sobre alguns temas que não deixam de gerar perplexidade. Um deles é o de excelente nível da produção rural gaúcha, assim apregoado pelos grandes proprietários de terra; outro é o dos maus tratos que eles sofrem por parte do Estado; um terceiro é a denúncia de que o MST e a reforma agrária só fazem mudar a miséria de lugar.
Algumas perguntas sobre tais afirmações exigem explicação mais atenta aos fatos. Se a nossa produção é tão boa, por que os índices que medem os graus de utilização da terra e de eficiência na sua exploração, previstos nas leis agrárias, têm de ser, hoje, os mesmos de décadas atrás, segundo os mesmos latifundiários?
Se o Estado só atrapalha, que recursos financeiros devem-lhe ser garantidos para mudar isso, sabendo-se que as dívidas tributárias dessas pessoas ou são sempre prorrogadas ou nem sequer pagas?
Se o MST e a reforma agrária somente mudam a miséria de lugar, o que explica o fato de o tão elogiado progresso dos países considerados ricos terem realizado a segunda, as vezes até com o uso da ocupação militar violenta, como MacArthur fez, em nome dos EUA, com os latifúndios japoneses após a vitória aliada na segunda guerra?
Se o MST somente cria favelas rurais, ao que se deve o fato de a miséria situar-se, aqui no Estado, justamente nas regiões onde o latifúndio mais impera?
Tinha assim toda a razão Enio Guterres, quando sublinhou a diferença entre produvidade e produtivismo, na sua obra Agroecologia militante. A primeira procura preservar a terra como fonte de vida para todas/os, tentando garantir essa justa partilha universal, sem a morte dela; o segundo, além de não se importar com o esgotamento e a depredação do solo, prefere que a miséria fique onde está, por mais que ele próprio seja o principal responsável pelo lugar dela.
Jacques Távora Alfonsin
Advogado

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz