Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

29.5.18

"Não dá para agüentar. São só eles que falam!"

"Não dá para agüentar. São só eles que falam! Arrisco algumas perguntas venenosas para que a RBS (e outros meios) possam colocar na pauta de discussão.

A RBS entrou definitivamente na batalha de rescaldo da greve legitimando o acordo e a repressão e, claro, sobrou para os caminhoneiros! Nas palavras dos comentaristas: "já chega! Já é demais!" E junto a isso a narração de exemplos pungentes e dolorosos que fazem qualquer um chorar...inclusive a Rosane e a Carolina (os homens não choram!) Não há quem não se comova! E de novo o caminhoneiro apanhando! Eles não têm voz! Pediria permissão, com cuidado e humildade, para fazer algumas perguntas:

 - Ninguém nega que esses casos narrados são "terríveis"! Mas por que o "jornalismo investigativo" da RBS não aumenta o foco, não vai ao fundo da questão central? Porque ele não pesquisa porque o preço dos combustíveis aumentou tanto e o frete foi espremido? Por que nunca se ouviu uma palavra sobre Pedro Parente, o estopim do problema? Por que não se coloca em pauta a discussão desse modelo neo-liberal e entreguista que ele implantou? Discutam isso! Informações não faltam! Porque esses meios de comunicação não trazem à discussão da população essas questões? E não dando respostas já prontas, mas fazendo as perguntas? Não será por que o Pedro Parente foi chamado para salvar a RBS de ter de pagar milhões de impostos devidos? (Vejam o artigo do Frei Sérgio Goergen no Sul21, mostra tudinho!) 

Por favor, comentaristas e repórteres da RBS, vão a campo. Ampliem a visão. É preciso uma percepção estrutural! É preciso ver o todo! Não dá para ficar nos casos particulares que comovem, dão audiência, mas mais mistificam que explicam o verdadeiro problema. A tarefa do comunicador é fazer o povo pensar! Vocês têm uma responsabilidade social, pois usam meios de comunicação que não são de vocês, são concessões públicas! Vão mais a fundo! Tragam à discussão os verdadeiros problemas do Brasil!"

Pedrinho Guareschi



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz