Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

25.5.18

Argentina. Novo arcebispo de Mendoza. Um bispo alinhado com Francisco

Argentina. Novo arcebispo de Mendoza. Um bispo alinhado com Francisco


25 Maio 2018 

Vinculado à linha pastoral de compromisso com as questões sociais impulsionadas por Bergoglio, Marcelo Colombo era até agora bispo de La Rioja. Ele externou sua preocupação com o impacto do ajuste e do tarifaço entre os mais pobres.


A reportagem é de Washington Uranga, publicada por Página/12, 23-05-2018. A tradução é de André Langer.


Marcelo Colombo, até agora bispo de La Rioja e segundo vice-presidente da Conferência Episcopal da Argentina, foi nomeado pelo Papa Francisco para o cargo de arcebispo da diocese de Mendoza, uma das mais importantes sedes episcopais da Igreja Católica na Argentina. O anúncio oficial foi feito na terça-feira simultaneamente em Roma e em Buenos Aires. Por sua trajetória e pelos posicionamentos que assumiu nos últimos anos, o bispo Colombo é um homem claramente alinhado com a linha pastoral de compromisso com as questões sociais que Jorge Bergoglio vem impulsionando a partir do Vaticano.

Sobre a realidade nacional, Colombo disse que os bispos "estão muito preocupados com as políticas de Estado que afetam o orçamento dos idosos, dos aposentados, as aposentadorias, porque isso coloca em risco sua saúde, porque impossibilita a compra de remédios, dificulta chegar ao final do mês e também pagar as contas". E acrescentou que "o Governo deve cuidar dos setores mais desfavorecidos".

Falando sobre a situação da que até agora foi sua diocese, La Rioja e, particularmente, a capital da Província, Colombo afirmou que "a situação é dramática porque há uma explosão urbana que quase dobrou a cidade". E comentou que "aqui na capital temos o padre David Escalzo, na igreja do Espírito Santo, no Bairro Ferroviário, que distribui 1.200 refeições por semana a famílias previamente escolhidas para essa finalidade". Colombo acrescentou que também está "muito preocupado" com o interior de La Rioja, porque "a crise está começando a dar sinais de agravamento; há lugares onde as pessoas não têm o que comer na janta, tomam um 'yerbiado' e isso é grave porque impacta diretamente na saúde".

Para Colombo, "com a isenção fiscal concedida a empresas de mineração e ao agronegócio sobre a venda da soja, foram beneficiados alguns setores que estavam em melhores condições para enfrentar um ajuste e não os aposentados ou os trabalhadores". De acordo com o bispo, esse fato "é dramático" e ressaltou que "devemos cuidar da vida em um sentido mais amplo". Também defendeu que "devemos distribuir mais os impostos" porque "há preocupação e percebe-se que os ajustes começaram pelos setores mais vulneráveis".

Colombo (57 anos e nascido em Buenos Aires) tomará posse da Arquidiocese de Mendoza, cargo vago desde o dia 8 de dezembro passado com o falecimento de seu titular, o arcebispo Carlos María Franzini. O novo arcebispo de Mendoza, sacerdote desde 1988 e bispo desde 2008 (primeiro em Orã e depois em La Rioja, desde 2013) tem entre seus antecedentes o fato de ter sido colaborador direto do bispo Jorge Novakquando este era bispo da diocese de Quilmes, sendo desde aquela época um dos poucos prelados católicos firmemente comprometidos com a defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar e depois na democracia.

Colombo graduou-se em Direito na Universidade de Buenos Aires e depois obteve o doutorado em Direito Canônico. Em seu destino riojano, Colombo ocupou-se pessoalmente em alavancar o processo e, em diálogo direto com o Papa, dar passos importantes para obter a canonização (reconhecimento como santo) do bispo Enrique Angelelli, assassinado pela ditadura militar em 4 de agosto de 1976. Em relação ao progresso desta causa, espera-se que novos desdobramentos ocorram no decorrer deste ano.

Sobre as chamadas "marchas pela vida", Colombo disse que "não marchamos apenas pela vida quando nos expressamos contra o aborto, mas também quando pedimos por empregos, pela situação dos pobres, pelos mais vulneráveis" e recordou que "o Papa Francisco nos adverte sobre a cultura do descarte, particularmente dos extremos, das crianças e dos idosos". Ele também reiterou a disposição da Igreja para acompanhar pessoas que sofrem situações difíceis em consequência da realidade econômica.

http://www.ihu.unisinos.br/579321-novo-arcebispo-de-mendoza-um-bispo-alinhado-com-francisco


Leia mais





Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz