Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

13.3.18

Produção de arroz orgânico do MST é destaque em conferência internacional


Em 2000, MST definiu a agroecologia como um tema estratégico de sua agenda. Hoje já é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina. (Foto: Joana Berwanger/Sul21)

Catiana de Medeiros – Página do MST

O arroz orgânico estará no centro das atenções de brasileiros e de estrangeiros nos próximos dias na região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O motivo é a 3ª Conferência Internacional de Sistemas de Produção Orgânica de Arroz (ORP3 Brasil 2018), que será realizada de 13 a 16 de março com diversos painéis e visitas a campo.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por meio da Associação Filhos de Sepé (Aafise), é apoiador do evento.

A conferência chega ao Brasil pela primeira vez – as duas edições anteriores aconteceram na França e na Itália –, com atividades internas sobre diversos assuntos relacionados ao cultivo de arroz, na Assembleia Legislativa, no Centro Histórico da capital.

Na ocasião, o MST participará de dois painéis, os quais tratarão de políticas públicas, organização social, inovação tecnológica e sistemas de cultivo.

Também haverá visitas a seis cooperativas e agroindústrias do MST que produzem orgânicos em Nova Santa Rita, Viamão, Eldorado do Sul, Tapes e Charqueadas, nas regiões Costa Doce, Carbonífera e Metropolitana de Porto Alegre. No último dia do evento, os participantes da conferência irão até o Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, onde acontecerá, a partir das 8h30, a 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz Agroecológico. O assentamento em questão possui a maior área plantada – 1.600 hectares – de arroz orgânico no estado.

A conferência envolverá centenas de produtores, pesquisadores, estudantes e professores, além de representantes de setores do comércio e consumidores, entidades territoriais e autoridades locais. Haverá ainda participantes da Espanha, dos Estados Unidos, do Uruguai, da França e de outros países.

Confira abaixo a programação

Terça-feira, 13 de janeiro

9h: Cerimônia de Abertura
Local: Teatro Dante Barone, Assembleia Legislativa.

10h: Painel de abertura: Sistemas agroalimentares, saúde e qualidade de vida
Palestrantes: Sérgio Schneider – Universidade Federal do RS (URFGS); Valter Bianchini – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

14h: Painel: Nutrição e saúde
Local: Teatro Dante Barone, Assembleia Legislativa. Palestrantes: Marcia Arocha Gularte – Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Fabiana Thomé da Cruz (URFGS).

15h30: Painel: Políticas Públicas e Organização Social
Local: Teatro Dante Barone, Assembleia Legislativa. Palestrantes: Hétel Leepkaln dos Santos – Ministério do Desenvolvimento Social (MDS); Silvio Porto-Brasil; Emerson Giacomelli – Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap).

15h30: Mesa redonda: Empreendedorismo
Local: Sala de Convergência, Assembleia Legislativa. Palestrantes: Luiz Clovis Belarmino – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Juan Carlos Cirera Martínez – Riet Vell (Espanha).

Quarta-feira, 14 de março de 2018

8h30: Painel: Casos de Sucesso: Inovação Tecnológica e Sistemas de Cultivo
Local: Teatro Dante Barone. Palestrantes: Paulo Duarte da Silva – Arroz Amigo do Taim; João Batista Amadeo Volkmann – Volkmann Alimentos; e Marthin Zang – Grupo Gestor do Arroz Agroecológico do MST.

10h30: Painel: Casos de Sucesso: Inovação Tecnológica e Sistemas de Cultivo
Local: Teatro Dante Barone. Palestrante: Juarez Pereira – Agricultor guardião de sementes; Douglas George de Oliveira – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri); Jessica Lundberg – Family Farms (EUA).

Mesa Redonda: Inovação Tecnológica e Insumos
Local: Sala de Convergência. Palestrantes: Marcelo Poletti – Promip Manejo Integrado de Pragas (São Paulo); Carlos Augusto Posser Silveira – Embrapa Clima Temperado (RS); Caio de Teves Inácio Embrapa/Solos (RJ).

12h30: Visitas às propriedades de cultivo de arroz orgânico

1. Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan)
Local: Assentamento Capela, Nova Santa Rita. Programação: Visita a unidade de beneficiamento de arroz, área de produção de arroz orgânico, criação de suínos e abatedouro.

2. Cooperativa de produção Agropecuária dos Assentados de Tapes (Coopat)
Local: Assentamento Lagoa do Junco, Tapes. Programação: Apresentação da cooperativa, visitação da unidade de beneficiamento de arroz, da área de produção de arroz orgânico e da agroindústria de panificados.

3. Cooperativa de produção Agropecuária dos Assentados de Charqueadas (Coopac)
Local: Assentamento Fazenda São Pedro, Charqueadas. Programação: Apresentação da cooperativa, visitação da área de produção de arroz orgânico e de produção de leite.

4. Agroindústria Vegetal da Cooperativa dos Trabalhadores Assentamentos da Região de Porto Alegre (Cootap)
Local: Assentamento Itapuí, Nova Santa Rita. Programação: Apresentação da agroindústria, visitação aos setores de recepção, de beneficiamento de frutas e vegetais, de expedição dos produtos beneficiados e de produção primária de olericolas.

5. Cooperativa dos Trabalhadores Assentamentos da Região de Porto Alegre (Cootap)
Local: Assentamento Integração Gaúcha, Eldorado do Sul. Programação: Apresentação da cooperativa, visitação de uma área de produção de sementes de arroz e de uma unidade de recebimento de grão, bem como aos setores que compõem a unidade: recepção da matéria prima, secagem e armazenagem de arroz orgânico.

6. Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Reforma Agraria de Viamão (Cooperav)
Local: Assentamento Filhos de Sepé, Viamão. Programação: Apresentação da cooperativa, da agrovila do assentamento e das agroindústrias vegetal e de panificados; visitação em área de produção hortaliças e de arroz orgânicos.

7. Fazenda Capão Alto das Criúva
Local: Sentinela do Sul. Programação: Visita a campo e a uma agroindústria; acompanhamento de preparos biodinâmicos.

8. Guardião de Sementes
Local: Linha Cavalhada, Potreiro Grande, Barra do Ribeiro. Programação: Visita a propriedade e a coleção de variedades.

Quinta-feira, 15 de março

8h30: Painel: Redes de Abastecimento, Comércio e Consumo
Local: Teatro Dante Barone. Palestrantes: Paulo Niederle – UFRGS; Carlo Maurer – Eco Nature Naturasi; Laércio Meirelles – Centro Ecológico.

10h30: Painel: Paisagens, Biodiversidade, Agroecossistemas e Meio Ambiente
Local: Teatro Dante Barone. Palestrantes: Juan Carlos Cirera Martínez – Riet Vell; Jean-Claude Mouret – Institut National de la Research Agronomique (INRA-França); Henrique Ilha – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/SC); Gerardo Evia – Programa de Conservación de la Biodiversidad y Desarrollo Sustentable en los Humedales del Este, (PROBIDES/Uruguai).

13h30: Painel: Estratégias de Acreditação
Local: Teatro Dante Barone. Palestrantes: Ivo Mello – IRGA; Maria Laura Turino Mattos – Embrapa/RS; Leandro Venturin – Rede Ecovida/RS.

16h: Painel: Oportunidades e desafios do Arroz Orgânico
Local: Teatro Dante Barone. Participantes: Representantes de segmentos sociais nacionais e internacionais, de pesquisa e de extensão, de produção e de consumo.

Sexta-feira, 16 de março

15ª Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico
Local: Assentamento Filhos de Sepé, Viamão, RS 040, km 20, Viamão

8h30 – Ato Oficial de Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico. Local: lavoura

11h – Estudo do Contexto Brasileiro e a Defesa da Democracia e da Soberania Nacional. Expositor: João Pedro Stédile, coordenador nacional do MST. Local: Comunidade Setor A

12h – Composição da mesa e saudações de autoridades

12h30 – Fala de representante do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico


https://www.sul21.com.br/movimentos/2018/03/producao-de-arroz-organico-do-mst-e-destaque-em-conferencia-internacional/?utm_source=facebook&utm_campaign=parceiros

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz