Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

27.7.16

O machismo imbecil de Serra no México

O machismo imbecil de Serra no México. Por Nathalí Macedo



Postado em 27 Jul 2016
Serra no México: inoportuno como sempre

Serra no México: inoportuno como sempre

Há pessoas que nunca aprendem. José Serra (PSDB), por exemplo, não aprendeu a medir as palavras ao falar sobre mulheres nem mesmo depois que Katia Abreu atirou-lhe um copo de bebida por ele tê-la chamado de "namoradeira".

Ele voltou a agir como se machismo fosse piada, dizendo à chanceler do México, Claudia Ruiz Massieu, que é um "perigo" haver tantas mulheres na política mexicana.

Sejamos justos: Serra não assume sozinho, afinal, a ideia de que a presença de mulheres na política é indesejável e, para ser fiel ao seu próprio vocabulário, perigosa. O interino, seu aliado, concorda em número, gênero e grau – mas em vez de fazer piada, ele opta por um gabinete de homens brancos.

Depois de reconhecer que há menos de 20% de senadoras no Brasil, o tucano registrou que a Dilma Rousseff tornou-se presidenta em 2011, "esquecendo" de mencionar, entretanto, que foi afastada em razão de um golpe genuinamente misógino.

É difícil não concordar com ele, embora eu queira muito, porque é de fato perigoso que, num país de tantos homens golpistas, machistas e inescrupulosos, haja uma Erudina; é perigoso que Vanessa Grazziotin não se deixe silenciar e desempenhe o próprio trabalho com muito mais competência do que a maioria dos senadores homens – por que não dizer todos?

Para homens como Serra, é perigoso que exista Katia Abreu, porque para o machismo não há nada mais ameaçador do que mulheres sem medo.

Então ele teme que a chanceler de um país com alto número de senadoras mulheres chame a atenção para o governo interino de homens brancos, supondo, decerto, que as mulheres brasileiras são cegas. Que precisam testemunhar a realidade política mexicana para enxergarem a lastimável realidade de seu próprio país.

Em tempos de levante feminista, homens como José Serra estão, de fato, preocupados. Há muitos Serras, aliás: está preocupado o machista que já não pode fazer piadas machistas sem ser retaliado (a não ser que o faça para os seus semelhantes, e em segredo), está preocupado o presidente sem votos que não pode sair de casa para não ser hostilizado e reconhecido como o golpista machista que é, está preocupado o homem que levou um banho de bebida para aprender que não se julga a quantidade de parceiros sexuais de uma mulher.

Se eu estivesse no lugar deles, eu também estaria preocupada. O que nós queremos é exatamente que os machistas estejam preocupados – mesmo que demonstrem isso da maneira sórdida com que estão acostumados: fazendo piadas que só escondem a covardia.
Se para Serra e sua corja reconhecer que o governo interino é machista e excludente é um problema, para nós, o problema é ter Michel Temer como presidente interino e Serra como Ministro das Relações Exteriores.

(Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui).
Nathali Macedo
Sobre o Autor
Colunista, autora do livro "As Mulheres que Possuo", feminista, poetisa, aspirante a advogada e editora do portal Ingênua. Canta blues nas horas vagas.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz