Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

30.7.16

Livro reúne 83 autores que se declaram contra o golpe parlamentar brasileiro

DEMOCRACIA

Livro reúne 83 autores que se declaram contra o golpe parlamentar brasileiro

Lançamento será na reitoria da UFPR. Obra conta com prefácio de Adolfo Peres Esquivel.

Curitiba (PR), 27 de Julho de 2016 às 13:29
"O ataque à democracia cometido pela oposição exige de cada cidadão uma postura clara de defesa das instituições", afirma Cleusa Slaviero, organizadora do livro. / Divulgação

Para debater o golpe parlamentar no Brasil, suas repercussões e impactos sobre o povo brasileiro, a editora ComPactos lança no dia 28 de julho o livro "Crônicas da resistência 2016 – Narrativas de uma democracia ameaçada", no Teatro da Reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR), com a presença de movimentos populares, a exemplo do movimento Cultura Resiste.

A obra reúne artigos e crônicas de 83 intelectuais, jornalistas, professores, economistas, entre outros, de diferentes regiões do Brasil e do exterior, declaradamente contrários à ruptura institucional representada pelo afastamento da presidenta Dilma Rousseff.

A organizadora do livro, a editora Cleusa Slaviero, defende que a obra pode contribuir no debate sobre os rumos da democracia brasileira, servindo de contraponto à mídia empresarial. "O ataque à democracia cometido pela oposição exige de cada cidadão uma postura clara de defesa das instituições", afirma.

O livro é prefaciado pelo prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, queesteve em Curitiba no dia 29 de abril, para os atos em memória de um ano do "Massacre do Centro Cívico". À época, o ativista já incluía a situação brasileira dentro da ofensiva neoliberal em curso na América Latina.

O lançamento terá o formato de um "ato de resistência", de acordo com a organização. A abertura do evento será com o espetáculo "Os Semeadores de Sonhos", dos artistas João Bello e Susi Monte Serrat. A dupla também conta uma crônica publicada no livro. Na avaliação de Bello, o trabalho um ato de resistência contra o golpe:        

"O livro reúne autores de todo o país, indignados com o golpe que nossa pátria está sentindo. Nos rebelamos e não aceitamos o governo ilegítimo", declara.    



Serviço:

Livro Crônicas da resistência 2016 – Narrativas de uma democracia ameaçada

Editora ComPactos 230 pg   R$ 30,00                                                                                    

Local: Teatro da Reitora UFPR 

Horário: 18h

Dia: 28 de julho

Endereço: Rua XV de Novembro, 1299 – Centro – Curitiba (PR)                          

Contato:cleusaslaviero@hotmail.com 

https://brasildefato.com.br/2016/07/27/livro-reune-83-autores-que-se-declaram-contra-o-golpe-parlamentar-brasileiro/?platform=hootsuite



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz