Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

21.7.16

FPA lança coleção de livros sobre a América Latina

FPA lança coleção de livros sobre a América Latina

19/jul/2016
  • Facebook logo
  •  
  • Google+ logo
  •  
  • Twitter logo

A Fundação Perseu Abramo realiza no dia 29 de julho, das 19h às 22h, em sua sede, em São Paulo, o ato de lançamento da coleção Nossa América Nuestra. O evento é aberto ao público e terá transmissão ao vivo pela tevêFPA, no portal da fundação.

O lançamento diz respeito aos primeiros quatro volumes da coleção: Bolívia, escrito por Igor Fuser, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC); Chile, escrito por José Renato Vieira Martins, professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA); Cuba, escrito por Wladimir Pomar, jornalista e escritor; e Uruguai, escrito por Maria Silvia Portella de Castro, socióloga e assessora nas áreas de relações trabalhistas e relações internacionais.

Até o fim de 2016, serão lançados mais três volumes. Está previsto também o lançamento de outros três volumes no primeiro semestre de 2017. As análises serão sobre Argentina, El Salvador, Equador, Nicarágua, Paraguai e Venezuela.

Serviço
Lançamento da coleção Nossa América Nuestra
Data e horário:29 de julho, das 19h às 22h
Local: auditório da Fundação Perseu Abramo – Rua Francisco Cruz, 234, Vila Mariana, São Paulo-SP
Evento aberto ao público, com transmissão ao vivo pela tevêFPA

---

Confira abaixo o texto de apresentação da coleção:

A América Latina viveu, no último período, o que se poderia chamar de um "ciclo progressista", durante o qual a região conquistou avanços importantes. A maioria dos países tirou importantes contingentes da população da miséria, que alcançaram novos e mais altos níveis de renda e condições de vida. Em muitos casos, fortaleceu-se o mercado formal de trabalho e ampliaram-se os níveis salariais, com consequente melhoria na distribuição da renda. Novos programas econômicos, sociais, ambientais e culturais introduziram a região em um ciclo diferente de desenvolvimento, visando a superação do período neoliberal. A região deixou de ser o "pátio traseiro" dos Estados Unidos e obteve vários avanços no que se refere à integração regional. Em alguns desses países, houve avanços substantivos no reconhecimento de direitos de populações antes marginalizadas, como no caso dos indígenas. Também assistiu-se a importantes processos constituintes, que visaram consolidar os processos democráticos estabelecidos.

Mais recentemente, entretanto, temos assistido a uma verdadeira contra-ofensiva das direitas na região, o que tem levado muitos a debater a tese do "esgotamento" deste ciclo. Esta tese, no entanto, ganha significados distintos, quer se trate da análise das elites econômicas e políticas que visam retomar estes governos, quer seja feita pelos setores de esquerda, que ao observar os limites e equívocos desse processo o fazem na perspectiva de superá-lo e seguir avançando em seu projeto.

Visando contribuir com esse debate, a Fundação Perseu Abramo (FPA) lança a presente coleção, batizada de Nossa América Nuestra. Cada livro que a compõe, ao tratar de um país específico envolvido neste "ciclo" – mas sem perder de vista o contexto regional –, busca analisar seus processos políticos particulares, assinalando conquistas, impasses e desafios a serem respondidos. Contrapondo-se à ideia de "fim do ciclo" tal como é expressa pela direita, a coleção não deixa contudo de registrar as dificuldades para prosseguir com os avanços, em um momento em que a crise mundial do capitalismo desenvolvido faz com que a pressão econômica e política sobre a periferia do sistema se acirre.

Pensada para ser uma coleção que possa atingir a todos os públicos interessados, desde aqueles já versados no tema até os que buscam informações preliminares sobre o assunto, os volumes que a compõem possuem também um caráter paradidático, ao oferecer, em linguagem bastante acessível mas sem abdicar da profundidade e da reflexão crítica, dados e análises relevantes para a compreensão da história política e dos processos atuais vividos pelos países latino-americanos e caribenhos.

A coleção Nossa América Nuestra integra um programa de estudos e pesquisas mais amplo da Fundação Perseu Abramo (FPA), que visa reunir e produzir dados, análises e interpretações sobre os processos e significados do que se convencionou chamar de "ciclo progressista" na América Latina. Deste programa participam estudiosos com longa trajetória acadêmica, profissional e/ou militante em relação à conjuntura da América Latina e Caribe. A Fundação pretende, assim, fomentar a investigação das dimensões políticas, sociais, econômicas e culturais desse processo, em cada país e na região tomada como um todo, avaliando também suas implicações geopolíticas, seja no que se refere aos projetos de integração regional, seja no que tange a sua inserção na ordem internacional.

Certamente este debate, sobre o qual existe relativamente escassa bibliografia em nosso país, é fundamental e estratégico para nós, brasileiros, que somos parte indissociável desta região do mundo. Por essa razão, a FPA espera que esta coleção, sem a pretensão de responder a todas as questões envolvidas na complexa temática, possa ser de grande utilidade para os que desejam uma América Latina e Caribenha integrada, soberana, democrática e desenvolvida social e economicamente.

Diretoria da Fundação Perseu Abramo

http://novo.fpabramo.org.br/content/fpa-lanca-colecao-de-livros-sobre-america-latina


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz