Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

14.5.16

SÉRIES

RESISTIR É PRECISO

Resistir é Preciso possui dez episódios com 26 minutos de duração e resgata a trajetória da imprensa brasileira que resistiu e combateu ao golpe militar. Traz depoimentos e material historiográfico de jornalistas que atuaram em três frentes de combate: a imprensa alternativa, a clandestina e a que atuava no exílio. A série, narrada e apresentada pelo ator Othon Bastos, recupera a história de jornais alternativos, como o PifPaf, o Pasquim, Bondinho, Opinião e outros mais, permitindo conhecer as dificuldades de produção, as perseguições e manobras para mantê-los em circulação.

http://tvbrasil.ebc.com.br/resistir-e-preciso/sobre

Esta série é dedicada a Ottoni Fernandes Júnior, que foi diretor internacional da EBC e que sempre lutou pela liberdade de imprensa no Brasil.



Os Advogados contra a Ditadura: Por uma questão de Justiça

Com a instauração da ditadura militar através de um golpe das Forças Armadas do Brasil, no período entre 1964 e 1985, o papel dos advogados na defesa dos direitos e garantias dos cidadãos foi fundamental no confronto com a repressão, ameaças e todo tipo de restrições. "Os Advogados contra a Ditadura" propõe uma profunda reflexão sobra a época em questão, relembrando, através de depoimentos e registros de arquivos, a relevante e ativa participação dos advogados contra as imposições do autoritarismo e na luta pela liberdade.

Dirigido por Silvio Tendler, o filme faz parte do Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia

https://www.youtube.com/watch?v=fhRJxeFfbYM



Militares da Democracia: os militares que disseram NÃO

Sinopse: Eles lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, mas a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito dos oficiais que, até hoje, ainda buscam justiça e reconhecimento na história do país. Militares da Democracia resgata, através de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos militares perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.

Dirigido por Silvio Tendler, o filme faz parte do Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia

https://www.youtube.com/watch?v=6hD8JIHbu3w



A Herança do Golpe

Caminhos da Reportagem investiga o legado da ditadura na política, economia e educação

Ladislau Dowbor, professor de economia da PUC-SP: "A força estava com a elites, ou seja, mais dinheiro para as elites, mais dinheiro para as multinacionais, mais concentração de renda."

Meio século se passou desde o começo da ditadura, quando os brasileiros foram proibidos de falar, reivindicar e se organizar em partidos conforme suas ideologias. Num tempo em que a liberdade de expressão e o Estado de Direito eram cerceados, muitos professores universitários foram obrigados a sair do país. Nas escolas públicas, os alunos estavam sujeitos a um currículo direcionado à noção de civilidade imposta pelos generais.

No Palácio do Planalto, as multinacionais eram recebidas com tapete vermelho. Nos grandes centros, a mão de obra que vinha do campo trabalhava para as montadoras de carro, indústria de eletrodomésticos, além das empresas estatais. De um lado, a urbanização acelerada e sem planejamento. De outro, o êxodo

No terceiro e último programa da série 50 Anos do Golpe Militar, as marcas de uma ditadura que perseguia e matava quem era contra o governo. Para Maria Cristina Vanucci, irmã de Alexandre Vanucci, preso e morto pela polícia política em 1973, "se hoje nós podemos ir para as ruas Mário Sérgio Cortella, filósofo da USP: "A escola pública da ditadura era boa para os 30% que estavam nela."

Produção: Aline Beckstein, Aline Carrijo, Fernanda Balsalobre, Leonardo Catto, Luana Ibelli e Thaís Rosa

Imagens: Eduardo Viné, Édina Girardi, Geylson Paiva, William Sales
Auxiliares: Diogo Nunes, Edgar Monteiro, Rodrigo Mattos
Edição de Imagens e finalização: Caio Cardenuto e Fábio Montes 
Direção: Bianca Vasconcellos e Pola Galé

http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem/episodio/a-heranca-do-golpe


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz