Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

10.5.16

Detenção de Guido Mantega é só “aperitivo” do que vem por aí

Detenção de Guido Mantega é só "aperitivo" do que vem por aí

POR  · 09/05/2016

guido

Numa ação despropositada, tomada contra alguém que não se recusa a depor, que não foi sequer intimado a isso e que não tem poder de interferir em nada nas investigações, a Polícia Federal levou, esta manhã, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para prestar depoimento forçado.

É a nova fase do que agora se chama "Justiça" no Brasil: primeiro humilha-se a pessoa, depois se arranja alguma suposição ou um delator bem encrencado e…pronto: salta aí uma condenação para um petista.

Que diferença para gente como Eduardo Cunha, que é um comprovado negocista, com uma dezena de denúncias, recibos, extratos e investigações internacionais a sustentar suas culpas e que, apesar da medida drástica de cassarem-lhe o mandato (na prática, o efeito da suspensão) permanece livre destes constrangimentos, embora cheio de poder para interferir em tudo, inclusive indicar ministros ao governo Temer.

Infelizmente, é só um ensaio para o que vem aí nos próximos dias.

É essencial para o usurpador que as suas propostas de corte de direitos sociais e trabalhistas e de desmonte da máquina pública dividam o noticiário nos primeiros dias de sua aventura ilegítima.

Fala até o Estadão que Temer irá à TV dizer que apóia e ajuda a Operação Lava Jato que será tratada "como um "patrimônio nacional" que precisa ser preservado e ter autonomia para prosseguir com suas apurações". Diz o jornal que o " objetivo com o gesto é tentar manter uma base de sustentação popular à sua gestão".

Imaginem se isso fosse verdade e Temer ali no estúdio:

Brasileiros e brasileiras. Meu governo apóia e incentiva a Operação Lava Jato, mesmo que prenda meu ministro do Planejamento, Romero Jucá, mesmo que casse o padrinho do meu golpe, Eduardo Cunha, mesmo que leve meus ministros Henrique Eduardo Alves e Geddel Vieira Lima, que também andam por lá. Meu apoio à Lava Jato é tão grande que  até mesmo podem investigar a mim, que sou citado nos depoimentos e delações… É tanto que…epa! O que é que esse japonês está fazendo aqui no estúdio!?!?

Claro que isso não vai ocorrer, não é? A nova turma do poder, tirando o mártir Eduardo Cunha, não vem ao caso.


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz