Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

2.9.15

Maioria dos vereadores de Caxias rejeitam moção contra projeto de aumento de impostos do governo Sartori

Derrubada moção de contrariedade à elevação de impostos e à extinção de fundações na esfera estadual

A bancada petista era a autora do requerimento, que será arquivado no Legislativo caxiense

A maioria do plenário (11 X 8) derrubou, na sessão ordinária desta terça-feira (1º/09), a moção 42/2015, proposta pela bancada petista, liderada pela vereadora Denise Pessôa. O requerimento buscava firmar posicionamento contrário aos projetos do governo do Estado, pela elevação de impostos e extinção de fundações. Diante do resultado, a moção terminará arquivada no âmbito do Legislativo caxiense. Também integram a bancada do PT os vereadores Kiko Girardi e Rodrigo Beltrão.

De acordo com Denise, o aumento de tributos só geraria impactos na receita estadual, a partir de 2016. Defendeu a continuidade dos trabalhos, por exemplo, da Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs) e da Fundação Zoobotânica.  "A medida prejudicaria o centro estadual de treinamento esportivo, que, na administração anterior, teve R$ 17 milhões de investimentos, em revitalizações. Também há risco de prejuízos, na conservação de espécies nativas, no caso do órgão zoobotânico. Não fazem sentido essas privatizações", alertou.

Beltrão apontou para um movimento social contrário à elevação de impostos. Para ele, na ponta, o custo final ficará a cargo do consumidor, já que os empresários fariam repasses nos preços.

Entre outros pontos, a moção referia que, a partir daquelas propostas, em tramitação, na Assembleia Legislativa, a alíquota básica do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sairia dos atuais 17% para 18%. Especificava aumentos tributários para álcool e gasolina, bebidas, energia elétrica, telefonia fixa e móvel.

 

MOÇÃO 42/2015 (votação):

ADELINO TELES PMDB Não

ARLINDO BANDEIRA PP Não

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DAIANE MELLO PMDB Não

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Não

EDSON DA ROSA PMDB Não

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Não

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Não

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Não

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Não

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Ausente

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Não

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Não

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Não Votou

ZORAIDO DA SILVA PTB Não Votou 

01/09/2015 19:03

http://www.camaracaxias.rs.gov.br/site/?idConteudo=24&idNoticia=10571





Crise no RS01/09/2015 | 19h32Atualizada em 01/09/2015 | 20h27

Vereadores de Caxias rejeitam moção contra projeto de aumento de impostos do governo Sartori

Parlamentares rejeitaram, por 11 votos a 8, a moção de contrariedade aos projetos de aumento de impostos e extinção de fundações no RS, proposta pela bancada do PT

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira a moção de contrariedade aos projetos de aumento de impostos e extinção de fundações no RS. Foram 11 votos contra e oito a favor do documento de autoria da bancada do PT. A moção afirmava que os projetos do governo do RS enviados à Assembleia Legislativa criariam reflexos negativos, retraindo ainda mais o consumo e consequentemente ocorrerá a redução da arrecadação e aumento da sonegação. 

O pacote de projetos também prevê a extinção de três fundações: Fepps (Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde), Fundação de Esporte e Lazer (Fundergs) e a Fundação Zoobotânica. Para os vereadores petistas, a extinção das fundações é um retrocesso. Eles citam que a Fundergs, por exemplo, foi revitalizada com uma reforma de R$17 milhões no governo Tarso Genro e agora pode ser entregue à iniciativa privada. 

A bancada também defende que a Fundação Zoobotânica possui pesquisas na área de conservação ambiental e também administra o Jardim Botânico, Zoológico e Museu de Ciências Naturais, "sendo que ainda não está claro qual será o destino desses espaços caso os pacotes sejam aprovados". Em relação à Feeps, os vereadores acreditam que a extinção não realizará grandes economias, uma vez que os trabalhos realizados pela fundação são feitos mediante convênios.

Para o vereador Rodrigo Beltrão (PT), a moção seria um movimento político em conjunto com o deputados para barrar as medidas do Sartori. 

— Somente na nossa região tem um bilhão e meio de reais que não entraram nos cofres públicos por causa da sonegação. Esse é o foco que tem que ser atacado —, criticou Beltrão. 

A vereadora Denise Pessôa (PT) afirmou que são necessárias propostas de desenvolvimento. 

— Precisamos de medidas que estimulem a economia. Não algo como o ICMS, que vai impactar no preço dos produtos   e consequentemente vai diminuir o consumo, aumentando a crise — argumentou Denise. 

Caso fosse aprovada, a moção seria encaminhada para o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, ao Presidente da Assembleia do Estado do Rio Grande do Sul, e aos deputados estaduais da Assembleia do RS
.



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz