Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

14.9.15

Educação em Direitos Humanos :: nesta segunda, em Caxias!

14 de setembro, segunda-feira:

17h30 - Assinatura de termo de cooperação técnica de educação em Direitos Humanos e ABERTURA DA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "A ditadura militar no Brasil: 1964-1985: A verdade da repressão. A memória da resaistência". Local: Casa da UCS (Galeria Universítária do Campus-Sede):

19h - EXIBIÇÃO E DEBATE DO FILME: "Que bom te ver viva", de Lúcia Murat. 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. Local: UCS Cinema. 

...

Ministro Pepe Vargas cumpre agenda em Caxias do Sul na segunda (14):

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas, e o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Kuiava, assinam na próxima segunda-feira (14) um termo de cooperação técnica em prol da educação em Direitos Humanos, que ganhará espaço na organização curricular em ensino, pesquisa e extensão na UCS.

A solenidade também marcará a abertura da exposição fotográfica A Ditadura Militar no Brasil 1964-1985: A Verdade da Repressão. A Memória da ResistênciaComposta por 22 paineis com fotos e informações, a mostra narra o período histórico desde a instituição do regime até o movimento Diretas Já, destacando as manifestações sociais, estudantis, sindicais e eclesiásticas de resistência, a ocorrência de luta armada, os episódios de repressão, a reorganização política, a anistia e a redemocratização. A iniciativa integra o projeto Direito à Memória e à Verdade da SDH.

Pepe e as autoridades universitárias participam em seguida de atividade integrante da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. A partir das 19h será apresentado o filme Que Bom te Ver Viva, de Lúcia Murat, no UCS Cinema. Após a exibição, o ministro debaterá com a doutora em Educação e mestre em História Eliane Xerri, professora da UCS.


...

UCS e Governo Federal celebram acordo de cooperação para difundir a Educação em Direitos Humanos.

Eventos no Campus-Sede, nesta segunda-feira, dia 14, dão início às atividades de cooperação entre a Universidade de Caxias do Sul e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O ministro Pepe Vargas, titular da Secretaria de Recursos Humanos da Presidência da República, e o reitor Evaldo Kuiava assinam nesta segunda-feira, dia 14 de setembro, um Acordo de Cooperação Técnica com a finalidade de implementar ações conjuntas que assegurem a inserção da Educação em Direitos Humanos na organização curricular e nas diferentes esferas institucionais, abrangendo diretamente o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão.

Faça download do material orientativo preparado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

A assinatura do Acordo será às 17h30min durante solenidade na Casa UCS (Galeria Universitária do Centro de Convivência), marcando também a abertura da exposição fotográfica "A Ditadura Militar no Brasil 1964-1985: A Verdade da Repressão. A Memória da Resistência". Composta por 22 painéis com fotos e informações, a mostra narra o período histórico desde a instituição do regime até o movimento Diretas Já, destacando as manifestações sociais, estudantis, sindicais e eclesiásticas de resistência, a ocorrência de luta armada, os episódios de repressão, a reorganização política, a anistia e a redemocratização. A exposição integra o Projeto Direito à Memória e à Verdade, desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e permanecerá na Galeria Universitária até o próximo dia 22.

Após a solenidade, o ministro Pepe Vargas, as autoridades acadêmicas e a comunidade universitária participam de atividade integrante da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. A partir das 19h será apresentado, no UCS Cinema, o documentário QUE BOM TE VER VIVA, de Lúcia Murat, "baseado nos depoimentos de mulheres que participaram da militância política de esquerda no Brasil entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970 e foram torturadas após serem capturadas pelas forças da Ditadura Militar". No ano de seu lançamento, 1989, QUE BOM TE VER VIVA ganhou o prêmio de melhor filme no 22º Festival de Brasília. Saiba mais sobre este filme AQUI. Após a exibição, o ministro Pepe Vargas e professora Eliane Xerri participam de debate com o público.


Ações conjuntas 
O acordo de cooperação técnica entre a UCS e o Governo Federal não envolve a transferência de recursos financeiros (a não ser em caso de repasse celebrado em instrumento específico). Pelo termo, a Secretaria se compromete a prestar cooperação técnica, disponibilizar materiais ao acervo das bibliotecas da universidade e participar de eventos promovidos pela instituição referentes aos Direitos Humanos, além de acompanhar a execução de ações e analisar resultados. A UCS, por sua vez, deverá cumprir os objetivos em quatro áreas: 
 Ensino – Incluir nos projetos pedagógicos e nas atividades dos cursos a temática dos Direitos Humanos como conteúdos obrigatórios, complementares ou flexíveis. 
 Pesquisa – Promover a criação de núcleos de estudos e pesquisas com atuação em temáticas como violência, direitos humanos, segurança pública, criança e adolescente, relações de gênero, identidade de gênero, diversidade de orientação sexual, diversidade cultural, entre outros. 
 Extensão – Fomentar a aproximação com os segmentos sociais em situação de exclusão social e violação de direitos, assim como movimentos sociais e a gestão pública, assessorando governos, organizações sociais e a sociedade na implementação dos Direitos Humanos. 
 Gestão – Incorporar os Direitos Humanos na cultura e gestão organizacional, no modelo de mediação de conflitos, na forma de lidar e reparar processos de violações através de ouvidorias e comissões, e na representação institucional e intervenção junto às esferas públicas, participando em conselhos, comitês e fóruns de direitos e políticas públicas.

Fonte: http://www.ucs.br/site/ucs/noticias/1441905141

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz