Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

26.9.15

em Caxias do Sul...

10/02/2010 | 06h43

Ex-monitora da Rek Parking, em Caxias do Sul, fala sobre a aplicação de multas na cidade

Jornalista Evandro Fontana, da Rádio São Francisco AM, entrevistou ex-funcionária da empresa

Ex-monitora da Rek Parking, em Caxias do Sul, fala sobre a aplicação de multas na cidade Nereu de Almeida, BD/
A Rek Parking é a empresa responsável pela administração das áres de estacionamento pago na cidadeFoto: Nereu de Almeida, BD

O jornalista Evandro Fontana, da Rádio São Francisco AM, entrevistou nesta terça-feira uma ex-monitora da empresa Rek Parking, que administra o estacionamento pago no Centro de Caxias, um serviço concedido pela prefeitura. Confira trechos:

Evandro Fontana: Você pode nos relatar como é o trabalho no Zona Azul?

Ex-monitora: Há uma pressão muito grande em cima das monitoras. Se tu não fizesse o número certo de multas ou não fizesse o número certo de notificações, ficasse muito tempo sem dar uma notificação, eles te humilhavam. Podia estar na rua ou na base.

Evandro Fontana: Existe um número mínimo de notificações a serem aplicadas?

Ex-monitora: Eles não podem utilizar a palavra cota. A gente não tem nada pré-estabelecido, mas se tu fizesse menos que 30, eles te esculachavam.

Evandro Fontana: Quando vocês voltavam para a empresa, como que vocês eram repreendidas por causa do número baixo?

Ex-monitora: Nas ruas, os supervisores pedem teu bloco para ver quantas multas tu deu. E quando tu chega lá, tem que preencher o fechamento de caixa e colocar quantas notificações tu deu. Daí eles te cobravam. O supervisou chegou ao absurdo de dizer bem assim: que o funcionário para ser bom tem que render no mínimo oito vezes o seu salário.

Evandro Fontana: E como funciona a relação de vocês monitores com os fiscais de trânsito? Existe alguma relação direta?

Ex-monitora: A gente tem que dar a notificação e já ligar para o supervisor, falar o endereço, e daí os supervisores ligam na hora para os fiscais. Eles vão lá e dão a multa deles, que é mais cara e tem pontos na carteira. Os fiscais também têm uma cota de multas para alcançar.

Evandro Fontana: Isso de cotas dos fiscais de trânsito você ouviu falar ou tem certeza?

Ex-monitora: O fiscal de trânsito me disse que tinha uma cota.

Evandro Fontana: Essa pressão fez com que você saísse? Outros também estão saindo?

Ex-monitora: Muitos! Ninguém aguenta, na rua tu é ofendida pelos usuários, que estão na razão deles. Não tem nenhuma tolerância, não tem nenhuma fiscalização com o objetivo de saber se aquelas multas foram reais. Ou seja, se deram os cinco minutos de tolerância.

Evandro Fontana: O que mais?

Ex-monitora: A quadra do Pompéia era a que mais dava notificação. Ai de ti se passasse meia hora sem passar por aquela quadra. Eles não consideram que é lá que tem emergência, que é lá que tem o pronto-socorro, a situação de cada usuário. Então é bem complicado. Tem meninas que, pela pressão, para atingir o objetivo dos supervisores, elas anotam a placa dos carros que passam na rua e dão a multa. E daí a via que fica no carro elas botam no lixo, ou então colocam como se o usuário tivesse se negado a receber e mandam a multa do mesmo jeito. São multas de um carro que não fez nada, que nem estacionado estava. Passou na rua, elas viram a placa e anotaram.

Evandro Fontana: Há uma irregularidade na forma como os monitores são orientados?

Ex-monitora: A gente é orientada a não dar tolerância nenhuma, a agilizar ou apressar a notificação e a cobrança dos R$ 13. Como tem gente que não paga, há mais pressão para a gente chamar o fiscal e botar a multa do fiscal em cima, porque daí é R$ 53,20 e três pontos na carteira. Há uma pressão para botar a tua notificação e para chamar o fiscal.


http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/noticia/2010/02/ex-monitora-da-rek-parking-em-caxias-do-sul-fala-sobre-a-aplicacao-de-multas-na-cidade-2805120.html


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz