Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

22.1.15

Cerimônia de posse para terceiro mandato de Evo Morales na Bolívia vai durar dois dias

Cerimônia de posse para terceiro mandato de Evo Morales na Bolívia vai durar dois dias

Redação | São Paulo - 21/01/2015 - 06h00
Após ser empossado presidente pela Assembleia Legislativa, haverá recepção a chefes estrangeiros; Dilma Rousseff confirmou presença

O presidente da Bolívia, Evo Morales, toma posse do terceiro mandato a partir desta quarta-feira (20/01), em uma sequência de cerimônias que irá até quinta (21/01). A presidente Dilma Rousseff irá participar do evento, assim como outros líderes mundiais que foram convidados a La Paz.

Fotos: Agência Efe

Evo Morales toma posse do terceiro mandato a partir desta quarta-feira

O processo de posse começa nesta quarta, quando Morales participará de rituais andinos nas ruínas do sítio arqueológico pré-colombiano de Tiwanaku, a 72 quilômetros a oeste da sede do governo. Neste ano, ao contrário da posse do segundo mandato, em 2010, o presidente será cercado pelos artefatos encontrados no local sagrado para receber a energia dos deuses antes de ir aos templos.

Leia mais: Preservação ambiental e desenvolvimento econômico desafiam futuro presidente boliviano

Após a cerimônia, Morales oferecerá um jantar típico aos chefes de Estado, que também assistirão a uma dança tradicional.

Bolívia registra o maior crescimento de Reservas Internacionais na América Latina em 2014

Dilma recebe Maduro para discutir ampliação de acordos entre Brasil e Venezuela

Posse de Evo Morales será marcada por rituais indígenas em local sagrado na Bolívia

Na quinta-feira, acontecem as cerimônias no Congresso e no Palácio do Governo, em La Paz. Após serem empossados na Assembleia Legislativa Plurinacional, Morales e o vice-presidente Álvaro García Linera vão recepcionar os chefes de Estado internacionais e, às 20h locais (18h em Brasília), acontece uma festividade cultural.

Estrangeiros

Diversos chefes e vice-chefes de Estado estrangeiros confirmaram presença na inauguração do novo mandato de Morales. Além de Dilma Rousseff, irão à cerimônia o presidente de Trinidad e Tobago, Anthony Carmona, do Paraguai, Horacio Cartes, do Equador, Rafael Correa, e da Venezuela, Nicolás Maduro.


Dilma e Morales, em encontro em 2013: presidente brasileira irá às cerimônias de La Paz

Outros países vão mandar delegações. A Argentina será representada pelo vice-presidente Amado Boudou, a Nicarágua, pelo vice Moisés Omar Halleslevens, e a Espanha, pelo presidente do parlamento, Jesús Posada.

Leia mais: Após 8 anos de Morales, Bolívia é elogiada pelo FMI, mas ainda precisa superar pobreza extrema

Morales venceu a eleição do último dia 12 de outubro com larga vantagem sobre o segundo colocado, Samuel Doria Medina, sendo reeleito com 59,7% dos votos, contra 25,1% do oponente.



http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/39214/cerimonia+de+posse+para+terceiro+mandato+de+evo+morales+na+bolivia+vai+durar+dois+dias.shtml

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz