Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

23.9.13

Zé Dirceu | Carlos Lamarca, 42 anos de execução sumária

Carlos Lamarca, 42 anos de execução sumária

Lamarca

Esta semana assinalou a passagem dos 42 anos da morte de Carlos Lamarca, em 17 de setembro de 1979. Um dos grandes combatentes contra a ditatura militar que, lamentavelmente, até hoje não recebeu anistia do governo brasileiro.

Lamarca era Capitão do Exército Brasileiro e deserdou em 1969 para comandar a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Foi um dos grandes guerreiros deste país que merece não apenas nossas homenagens, mas a devida reparação da Justiça.

Dentre seus feitos, está o comando da ação que libertou 70 presos políticos dos porões da ditadura, por meio do sequestro do embaixador suíço Giovanni Bucher, no Rio. Exilados no Chile, eles alertaram o mundo sobre as torturas e violações de direitos humanos sofridas em nosso país (saiba mais).

Duramente perseguido, considerado inimigo número 1 pelas Forças Armadas, Lamarca foi fuzilado pelos integrantes da “Operação Pajuçara”, em Ipupiara, no interior da Bahia. Esta Operação, iniciada em agosto de 1971, entrou para a história como uma das mais violentas, sobretudo em Buritis, que se tornou à época um verdadeiro campo de concentração, com torturas e assassinatos em praça pública, diante da população.

Repito: até hoje, Lamarca não foi anistiado. Em 2011, sua família denunciou à Anistia Internacional as perseguições que sofria pelos clubes militares e por parlamentares a eles alinhados. É neste contexto e contra esta injustiça que faço questão de reproduzir na íntegra a carta de Cesar Lamarca. Confiram abaixo:

Carlos Lamarca, 42 anos de execução sumária   

Será que nos lembramos da data de 17 de setembro de 1971?

Eu sempre me lembro porque sou filho dele, porque sempre o amei e respeitei como cidadão, homem brasileiro e pai, mas nunca o tive para mim para sempre, somente em minha lembranças!

Será que alguém se lembrou hoje deste personagem da História do Brasil?

Eu sempre o lembro como um amigo que nunca tive em minhas próprias mãos, como alguém que dividi sem pedir parte dele, somente o vi desaparecer sem me explicar todo o porquê.

Será que algum dia de nossas vidas veremos a verdadeira justiça fazer justiça?

Essa é uma dúvida dilacerante, pois como o poeta Cazuza escreveu: “…o tempo passa…”. Um tempo que a justiça não devolve a ninguém. Considero como a “nova execução de Carlos Lamarca”.

Será que devemos acreditar na estrutura de um País falido moralmente?

Ele lutou por um País melhor, um País para a felicidade de seu povo, mas esse País é o mesmo, com as mesmas favelas, violência crescente, impunidade generalizada, pobre de educação. Vivemos um País de oportunistas!

Será que valeu a pena ele ter se sacrificado, inclusive ter oferecido a sua própria vida?

Bom, isso eu deixo para que cada um análise. Ninguém gostaria de ver seu próprio pai em um fotografia destas, mas esse é o meu pai, foi assim que o entregaram para ser enterrado, essa é a justiça feita com ele, essa é a “justiça brasileira”, esse é o final daqueles que verdadeiramente tiveram um ideal.

Será que vale a pena escrever?

Amanhã será 18 de setembro de 2013, ano que vem, em 17 de setembro de 2014 estarei escrevendo novamente, sendo ignorado, com as mesmas fotografias, com o mesmo caráter que sempre me moveu, sem estender a mão com um pires e esmolar, mas de cabeça erguida, pois ele me ensinou a manter a cabeça erguida, não espero mais nada.

Carlos Lamarca – 42 anos de execução sumária, brasileiro NÃO anistiado pelo Governo Brasileiro da República Federativa do Brasil.

Cesar Lamarca



http://www.zedirceu.com.br/carlos-lamarca-42-anos-de-execucao-sumaria/


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz