Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

22.9.13

Portal do Estado do Rio Grande do Sul - Especial: Província de São Pedro

REVOLUÇÃO (digital) NA SALA DE AULA

Projeto Província de São Pedro
destina computadores aos alunos da rede pública
e obtém avanços na qualidade de ensino.

Um dado concreto retrata a melhoria na qualidade de ensino na escola estadual Aurélio Reis, no bairro Jardim Floresta, em Porto Alegre. Se em 2009 a reprovação foi de 49% e a evasão escolar foi de 12%, em 2013 os estudantes têm 80% de aprovação e apenas um aluno deixou de frequentar as aulas.

Os motivos para esta evolução são variados. Nos últimos anos, a escola vem recebendo uma série de reformas em sua estrutura física e ampliando as atividades para os estudantes fora do turno escolar. Pais e professores são estimulados a acompanharem a escola em reuniões periódicas. E um projeto específico vem gerando ainda mais interesse e comprometimento dos alunos.

A Aurélio Reis é uma das 63 escolas estaduais gaúchas que participam do projeto Província de São Pedro, da Secretaria de Educação, que consiste na utilização de um computador por aluno em sala de aula, nas escolas de ensino fundamental localizadas nos municípios de fronteira com o Uruguai, nos Territórios de Paz e em escolas que já contavam com programas semelhantes. Para escola do bairro Jardim Floresta, o fato de os alunos utilizarem netbooks em sala de aula e levarem os equipamentos para casa vem ajudando não só no aprendizado como no sentimento de responsabilidade das famílias com a instituição.
Cristiane Borges, presidente da associação de pais da escola, vê a mudança se refletindo em casa com seus dois filhos. “Eles estão sempre atualizados, recebem temas e tarefas que aprendem na escola e em casa continuam pesquisando. Uma coisa leva a outra, vai aumentando a informação. É muito importante para a alfabetização da minha filha, que está no segundo ano, lê e escreve super bem e a internet tem ajudado muito”, afirma.

A realidade experimentada pela escola Aurélio Reis a partir do Província de São Pedro é a mesma em todas as 63 instituições de ensino que participam do programa. Para Maria Lúcia Pinto, coordenadora do projeto na Seduc, a primeira mudança nas escolas é o engajamento da comunidade escolar.

“O primeiro ponto é a relação das famílias com a escola. Elas estão muito mais presentes. E os alunos passam a ter uma sensibilidade maior com as regras da escola”, afirma Maria Lúcia. Quando os alunos levam os computadores para casa, a família se responsabiliza pelo cuidado com os equipamentos. Além disso, é evidente também a melhora no processo de aprendizagem. “A motivação do aluno é imediata. Em relação ao professor, logo que vence os primeiros obstáculos, também se percebe uma mudança de postura na aula e no planejamento da disciplina”, explica a coordenadora. 
O Província de São Pedro propicia a vivência dos alunos na linguagem da tecnologia digital. O computador entra na sala de aula como parceiro no trabalho pedagógico desenvolvido pelos docentes. Antes de os alunos utilizarem os computadores, os professores passam por um processo de formação desenvolvido pela Secretaria de Educação. O uso dos equipamentos é decidido pelos professores, de acordo com o planejamento de suas disciplinas.

Parte do programa RS Mais Digital do Governo do Estado, o Província de
São Pedro foi lançado em 2011. O projeto abrange todas as ações de modernização tecnológica na rede estadual: um computador por aluno e professor, modernização dos laboratórios de informática, tablets para professores do Ensino Médio, lousa digital, infraestrutura das escolas e formação para os professores.

Até 2014, a meta é disponibilizar um computador por aluno, com sistema
operacional Linux, em escolas estaduais de ensino fundamental localizadas nos municípios de fronteira com o Uruguai e nos Territórios da Paz em Porto Alegre e região metropolitana, além de instituições que já contavam com algum projeto na área de tecnologia. Serão 100 mil computadores portáteis a alunos e professores do ensino fundamental, além de 22 mil tablets a professores do ensino médio, através do Ministério da Educação.
63escolastêmoProvínciadeSãoPedro.43escolasreceberãooPSPaté2014.394escolasreceberam10computadoresparaampliaçãodoslaboratóriosdeinformáticaem2012.483escolasreceberamlaboratóriocompostopor18computadores,umaimpressoraeumroteadorwireless.120laboratóriosmóveisestãosendoadquiridospelaSeduc.1.640escolasserãocontempladascomlousadigitalatéofinalde2013.22 miltabletsforamadquiridosparaprofessoresdoEnsinoMédio.R$ 102.916.971,00foraminvestidosemmodernizaçãotecnológica

Eduarda sonha em ser veterinária

Eduarda Rodrigues, 12 anos, gosta de estudar. “Bastante”, ela reforça. Por causa da dedicação aos estudos, a aluna do sexto ano da escola estadual Félix Contreiras Rodrigues, de Bagé, é monitora do Província de São Pedro e ajuda os colegas a estudarem com o auxílio do computador.

“Para ser monitora, fiz uma formação no turno inverso da aula. Ensino os colegas quando a gente usa os computadores em sala de aula”, ela explica. Dedicada, Eduarda leva o netbook para casa e aproveita para organizar as pastas do computador – e também navegar na internet. Um dos passatempos preferidos é brincar de ser professora.

Para a estudante, que sonha em ser médica veterinária, o uso dos netbooks em sala de aula representa mais facilidade para aprender os conteúdos. “A internet deles é muito boa. Às vezes, a gente faz a pesquisa na aula mesmo e já pode dar a resposta do tema que está estudando”, afirma.

Veja mais fotos no Facebook do Governo do Estado: http://goo.gl/mT2eO2

http://www.rs.gov.br/noticias/1/115705



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz