Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

21.6.13

Em pronunciamento, Dilma promete pacto para discutir pauta de manifestações « Sul 21

Em pronunciamento, Dilma promete pacto para discutir pauta de manifestações

Da Redação

A presidenta Dilma Rousseff falou em cadeia de rádio e televisão nesta sexta-feira (21) sobre os protestos que andam movimentando as principais cidades do Brasil. Durante sua fala, garantiu que governa para “os que se manifestam e os que não se manifestam”, que está ouvindo a voz das ruas, mas que o governo federal não transigirá em relação a atos de violência que ameacem a democracia. Garantiu também que convocará diversos setores para um amplo diálogo sobre as pautas envolvidas nas manifestações, em temas que vão de mobilidade urbana a segurança, saúde, educação e combate à corrupção.

De acordo com a presidenta, os protestos demonstram a “força de nossa democracia” e o “desejo da juventude do Brasil de ver o país avançar”. Segundo ela, os manifestantes deram “amplitude nacional” a suas pautas e é preciso “aproveitar bem o impulso desta nova força política”. Mas fez um alerta: “se deixarmos (esse movimento) perder rumo, estaremos desperdiçando uma oportunidade histórica e correndo o risco de colocar muita coisa a perder”.

Em sua fala, Dilma acentuou sua geração “lutou muito, foi torturada e perseguida” para que o Brasil fosse um país democrático. “Não foi fácil chegar onde chegamos, e não será fácil chegar onde muitos que foram às ruas desejam. Todos têm direito e liberdade de questionar tudo, propor e exigir mudanças, desde que de forma pacífica e ordeira. Não vamos permitir que uma minoria violenta e autoritária tente levar o caos aos principais centros urbanos. Eu asseguro: vamos manter a ordem, dentro dos limites da lei”, acentuou. “A voz da população será ouvida e respeitada, sem ser confundida com o barulho de alguns arruaceiros”.

Entre as medidas imediatas, Dilma Rousseff garantiu que vai conversar com chefes de outros Poderes, governadores e prefeitos para tentar construir um “grande pacto” em torno de algumas demandas dos manifestantes. A presidenta listou ações como o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, o investimento de 100% dos royalties do petróleo na educação, a chegada de médicos do exterior para melhorar o SUS e a ampliação da Lei de Acesso à Informação. “Não abro mão do combate sistemático à corrupção e ao desvio de dinheiro público”, acentuou. Prometeu também receber líderes ligados às manifestações e aos movimentos populares para dialogar e receber contribuições.

“Precisamos oxigenar nosso sistema político, com instituições mais transparentes, resistentes ao malfeito e permeáveis à contribuição da sociedade”, acrescentou Dilma, propondo uma reforma política. “É equivocado pensar que qualquer país possa prescindir de partidos. Devemos ouvir a voz da cidadania em primeiro lugar, e não o poder econômico”.

A presidenta também referiu-se aos protestos contra as obras da Copa 2014. Segundo ela, os valores gastos são fruto de financiamento e serão pagos pelas empresas e governos envolvidos com as obras. “Jamais permitiria que saísse do orçamento público federal”, garantiu. “Estou ouvindo as vozes democráticas que pedem mudança. Estou ouvindo vocês. O Brasil sempre foi bem recebido em toda parte e precisamos dar a nossos povos irmãos a mesma acolhida. Futebol e esporte são símbolos de paz entre os povos”, falou Dilma.

http://www.sul21.com.br/jornal/2013/06/em-pronunciamento-dilma-promete-pacto-para-discutir-pauta-de-manifestacoes/?fb_source=pubv1

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz