Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

23.6.13

'ascensão fascista'

REAÇÃO

Reação a 'ascensão fascista' une entidades e partidos de esquerda

Depois de ter bandeiras queimadas, partidos e movimentos pretendem unificar ações para combater avanço da direita
por Gisele Brito, da RBA publicado 21/06/2013 17:54, última modificação 21/06/2013 19:32
0 Comments e 0 Reactions
DANILO RAMOS/RBA
IMG_6915.jpg

Manifestação na Paulista foi muito pouco pacífica e foi repleta de episódios violentos e de intolerância

São Paulo – Pelo menos duas reuniões entre grupos de esquerda serão feitas hoje (21) em São Paulo. Na pauta, o combate à "ascensão de ideias fascistas" manifestadas nos últimos atos de rua na cidade. Na noite de ontem, militantes de partidos e entidades como o PT e a Uneafro foram hostilizados e tiveram as bandeiras de suas agremiações queimadas por manifestantes que se diziam contra a existência de partidos, contra o governo de modo geral, mas não se identificavam com os ideais anarquistas. Os gritos de "sem partido" foram ouvidos pela primeira vez na manifestação de segunda-feira (17), quando mais de 100 mil pessoas lotaram diversas vias da cidade.

O poeta Sérgio Vaz convidou participante de saraus, do movimento Hip Hop e o Mães de Maio, entre outros, para discutir os impactos para a periferia. "Sempre que as coisas pioram, a periferia é a primeira a ser prejudicada. Por isso, vamos conversar para entender o que está acontecendo. Saímos à rua contra a tarifa do ônibus, não pra levantar bandeira de 'Fora Dilma'", afirmou.

"Esse primeiro bate-papo é pra ouvir o que as pessoas estão pensando. O Brasil demorou muito para chegar onde chegamos e agora não podemos deixar ninguém se aproveitar. É como se fizéssemos um aniversário e chamássemos o inimigo para cantar o parabéns", define Vaz.

O coordenador da Uneafro, Douglas Belchior, irá se reunir com lideranças de partido e entidades de esquerda. "Precisamos conversar e estar juntos", acredita. A reunião de hoje será uma continuidade de outra ocorrida na semana passada, quando ficou definido que os partidos e entidades iriam se reunir em um único bloco para participarem juntas do ato de ontem, quebrando pela primeira vez em muito tempo a tradicional fragmentação da esquerda.

Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, do Movimento de Moradia da Região Centro acredita que "Cabe a esquerda fazer uma só analise". "Não é o momento da divisão. É hora de evitar o que existe de pior na face da terra, pior é o fascismo".

Gegê acredita que o Movimento Passe Livre, que convocou os primeiros atos com o objetivo de reduzir a tarifa de transporte público na cidade, perdeu o controle da situação já no segundo ato. "De lá para cá foi só desordem. E de lá pra cá nos estamos assistindo o fascismo ocupando os espaços em nível nacional. A história do vandalismo é para justificar a ação fascista. Sem sombra de dúvida", acredita. "Ontem, eram estritamente ações antidemocráticas por parte do fascistas. Cabe a esquerda repensar suas demandas individuais e fazer uma só análise".

O MPL afirmou se tratar de um movimento social "apartidário, mas não antipartidário" e repudiou as ações contra as siglas, do mesmo modo que repudia a violência policial.


http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2013/06/ascensao-de-acoes-fascistas-durante-manifestacoes-de-rua-junta-entidades-de-esquerda-712.html


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz