Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

23.7.12

Falar Brasileiro

Falar Brasileiro - Por Marcos Bagno: Quem precisa dessa defesa?

QUEM PRECISA DESSA DEFESA?

Por Marcos Bagno

Falar em defesa de línguas só se justifica quando se trata de idiomas que correm perigo de extinção. Das quase 7.000 línguas catalogadas hoje no mundo, cerca de 2.500 se encontram em risco. É o caso, por exemplo, de praticamente todas as línguas indígenas faladas no Brasil: das 180 conhecidas, apenas 25 têm mais de mil falantes.

Tudo justifica a elaboração de políticas de proteção, defesa, ensino e divulgação dessas línguas. Mas falar de “defesa” do português é um discurso que se insere numa esfera político-ideológica completamente diferente. Uma esfera reacionária e elitista. Afinal, para que defender uma língua que, só no Brasil, tem 200 milhões de falantes — o que faz do português brasileiro a terceira língua mais falada do Ocidente, depois do espanhol e do inglês?

Leia o artigo completo na edição 184 de Caros Amigos, nas bancas ou loja virtual

http://carosamigos.terra.com.br/index/index.php/component/content/article/205-revista/edicao-184/2263-falar-brasileiro-por-marcos-bagno-quem-precisa-dessa-defesa

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz