Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

1.3.12

Ocupação de mulheres do MST no sul da Bahia, em area de MONOCULTIVO de EUCALIPTO, da empresa SUZANO, em homenagem a luta das mulheres e pela reforma agraria | 1 de março 12

Quinta-feira, 1 de Março de 2012

 

MULHERES DO MST  OCUPAM FAZENDA  DA EMPRESA SUZANO,  no municipio de Alcobaça-Bahia.

 

O MST vem atraves deste irformar a 2ª ocupação de mulheres trabalhadoras rurais sem terra em area de eucalipto na região Extremo Sul da Bahia. A primeira aconteceu no dia 28 de março de 2011 no município de Eunapolis na fazenda Nova America de propriedade da Veracel (da finlandesa STORA ENSO).

 

Durante o ano passado, foram ocupadas diversas outras áreas da mesma empresa, aonde os trabalhadores ainda se encontram e estão em processos de negociação com a empresa para se transformar em assentamentos.

 

 Agora, nessa madrugada de 1 de março de 2012, as mulheres camponesas do MST ocuparam a fazenda Esperança  localizada no municipio de Alcobaça, e  de propriedade da empresa paulista, Suzano Papel Celulose.


São 1150 mulheres de varios acampamentos e assentamentos da região,com o objetivo de denunciar o descaso social e ambiental que as empresas monocultoras de eucalipto praticam na região,  causando muito desemprego, pobreza, mais desiguladade social que o governo diz combater e a expulsão do homen do campo, provocando o inchaço dos grandes centros urbanos, que provoca o aumento da violência a cada dia. Por essa razão é que as cidades da região sul da Bahia, são consideradas as mais violentas do país.

 

Diante disso, pedimos agilidade nos processos de desapropriação dos latifundios, das grandes areas usurpadas para monocultivo de eucalipto em plena mata atlantica, e o assentamento das 23 mil familias de sem-terra baianos, que continuam acampados.  Muitos deles, há oito anos.

 

As mulheres camponesas reinvidicam tambem investimento do governo nos assentamentos da regiao, que estão abandonados pelos governos federal e estadual.

 

mais informações

 

Assessoria de imprensa do MST      imprensa@mst.org.br

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz