Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

26.3.12

Lixão irregular funciona há quase 3 anos em São Luís da 6ª Légua

Lixão irregular funciona há quase 3 anos em São Luís da 6ª Légua

por Paulo Pasa | 26/03/2012 às 10:21

Aterro improvisado em área de preservação ambiental, que deveria servir apenas para descarte de material de construção, polui córrego e transtorna vizinhos com alagamentos e mau cheiro.

Foto: Maurício Concatto, Divulgação/ O Caxiense.

Um espaço que deveria servir apenas para descarte de restos de construção, em São Luís da 6ª Légua, transformou-se há 3 anos em um lixão a céu aberto. A situação foi denunciada pela vereadora Denise Pessôa (PT), que levou ao plenário da Câmara um apelo para a remoção do depósito irregular.

De acordo com a parlamentar, o lixão está localizado em terras de preservação ambiental, às margens de um arroio parcialmente canalizado. Segundo Denise, o serviço de canalização do córrego não foi feito de acordo com as regras de proteção ambiental e a água está sendo contaminada pelos líquidos provenientes da lixiviação dos materiais.

“A área está sofrendo grande impacto ambiental e há muita reclamação por parte dos moradores, em razão das inúmeras queimadas e do mal cheiro”, diz Denise.

A parlamentar afirma que desde 2010 cobra da prefeitura a resolução do problema. Denise também propõe, em outro local, a implantação de uma Central de Triagem e Transbordo (CTT) adequada à reciclagem de materiais da construção civil e separação de resíduos orgânicos. Segundo ela, a maior parte do lixo jogado no terreno da 6ª Légua provém de empresas que coletam esse tipo de sobra.

“Multas já foram aplicadas na tentativa de suprimir a ação de empresas no lixão, porém, os valores são insignificantes e elas continuam a depositar resíduos no local”, relata Denise.

Além dos frequentes incêndios provocados pelos catadores, liberando fumaça e mau cheiro, os moradores da região também reclamam de enchentes provocadas pelo excesso de entulho que obstrui o encanamento do riacho. Eles contam que parte da tubulação foi instalada pelos próprios vizinhos do córrego e parte é composta por aros de pneus, colocados pelo proprietário do terreno onde se encontra o lixão como alternativa para isolar a corrente d’água do lixo.

“Toda  vez que chove forte desce muita sujeita. São sacos plásticos, latas e entulhos diversos. Temos parreiras plantadas por aqui, mas não podemos ocupar a água, é muito poluída e todo o encanamento feito pelo vizinho foi esmagado pela sujeira que invade o barranco”, comenta o vinicultor Rômulo Paulo Demori, de 60 anos.

Claudino Antônio Demori, de 80 anos de idade, habita a área há mais de 60 anos e também comenta que, quando chove demais, parte dos fundos de seu terreno fica alagado.

http://ocaxiense.com.br/2012/03/lixao-irregular-funciona-ha-quase-3-anos-em-sao-luis-da-6%C2%AA-legua/#http://ocaxiense.com.br/wp-content/uploads/2012/03/MAU_8077.jpg

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz