Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

25.3.12

Líder do governo na Assembleia esclarece posição sobre o Piso e o reajuste do magistério (Educação) - PTSul

Educação

22/03/2012 | 18:46

Líder do governo na Assembleia esclarece posição sobre o Piso e o reajuste do magistério

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira, divulgou em suas redes sociais, nesta quinta-feira (22), documento em que esclarece a posição da bancada quando ao Piso Nacional do Magistério e o caráter da votação realizada no legislativo gaúcho na última terça-feira (20) que garantiu reajuste de 23,5% aos educadores da rede estadual de ensino. O PT Sul reproduz, abaixo, a íntegra do documento:

Compromisso com o magistério e com a educação

Faço questão de conversar aqui de modo mais direto com os amigos e o público das redes sociais sobre o fundamental tema da valorização do magistério gaúcho.

De forma preliminar quero esclarecer a vocês que a bancada do PT na Assembleia e o governo do Estado são favoráveis e apoiadores do Piso Nacional do Magistério, iniciativa justamente criada pelo governo do PT, pelo governo do Presidente Lula. Por isso é inverídica uma lista que circula na Internet de deputados estaduais que teriam votado contra o Piso. A votação da última terça (20 de março) na Assembleia Legislativa foi sobre o reajuste de 23,5% do magistério gaúcho e não sobre o piso, o qual já está instituído.

De fato, o que o governo e a bancada do PT propõem é o pagamento do Piso de forma responsável para que logo adiante não se repita o famoso episódio dos 2,5 salários, quando no passado um governador anunciou o reajuste e o outro que o substituiu suspendeu o pagamento lesando milhares de professores gaúchos.

Nesse sentido, o governo Tarso trabalha para criar as condições orçamentárias para pagar o Piso até 2014, e já divulgou um calendário de reajustes de salários. Dentro deste calendário, em 2011, foi concedido reajuste de 10,91% ao magistério. Na última terça (20), foi aprovado reajuste de 23,5%. E o governo já anunciou nova proposta de reajuste de 28,98%. Somando os três reajustes, o governo totaliza um aumento global de 76,68% para o magistério no período 2011-2014.

Além de ser um aumento histórico, que efetivamente garante ganho real aos professores, o governo do Estado chega dessa forma ao Piso Nacional do Magistério com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Também mantém INALTERADO o plano de carreira do magistério, conquista histórica da categoria.

Sabemos que a lei do Piso não define o INPC como índice de reajuste, mas sim o chamado índice Fundeb, que leva em conta a evolução do custo por aluno matriculado na rede pública de ensino nacional. No entanto, de forma responsável, o governo do RS e o governo de vários outros estados estão alertando que os orçamentos públicos não têm condições de acompanhar o índice Fundeb, porque existe uma tendência irreversível de redução de matrículas na rede pública, conseqüência da queda ano a ano da taxa de natalidade no Brasil. Inclusive, a projeção para 2013 é de um reajuste de 28% no índice Fundeb.

Em virtude da incapacidade financeira dos estados de atender o índice Fundeb, tendo em vista que nenhuma receita de qualquer ente federado cresce acima de 20% ao ano, é que o governo do Estado trabalha, junto ao Congresso Nacional, para que seja adotada o INPC como indexador do Piso, o qual é comumente utilizado para corrigir reajustes das demais categorias profissionais.

Ressaltamos por fim que o Piso não será alcançado com demagogia ou com bravatas lançadas por parte daqueles que quando governaram o Estado mandavam bater em professor, davam reajustes pífios ao magistério e construíam escolas de lata. O Piso será alcançado pelo governo Tarso Genro com responsabilidade, calendário de reajustes e compromisso com a educação pública e de qualidade.

http://www.ptsul.com.br/t.php?id_txt=37404

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz