Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

8.2.12

Texto de Gabriel García Márquez

Texto de Gabriel García Márquez

10/03/2009

As mulheres e a salvação da Humanidade

Escrito por:

Quais são as prioridades da Humanidade para as próximas décadas? A resposta, dada pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez, prêmio Nobel de Literatura com o livro Cem Anos de Solidão, é publicada abaixo pelo Portal do Mundo do Trabalho como homenagem ao Mês da Mulher. Se você também conhece textos de autores e autoras que dialogam com a luta pela igualdade de gênero, por um mundo mais justo, fraterno e humano, envie para imprensa@cut.org.br. Companheiras e companheiros agradecem.

Quais são as prioridades da humanidade para as próximas décadas?

Gabriel García Márquez

A única coisa realmente nova que se poderia planejar para salvar a humanidade no século XXI é que as mulheres assumam o comando do mundo. Não creio que um sexo seja superior ou inferior ao outro. Creio que são diferentes, com distâncias biológicas insuperáveis, mas a hegemonia masculina desperdiçou uma oportunidade de dez mil anos.

Alguém disse: "Se os homens pudessem engravidar, o aborto seria quase um sacramento". Esse aforismo genial revela toda uma moral, e é essa a moral o que temos de reverter. Seria pela primeira vez na história uma mutação essencial do gênero humano, que faça prevalecer o bom senso - que nós homens menosprezamos e ridicularizamos com o nome de intuição feminina - sobre a razão - que é o pretexto com que nós homens legitimamos nossas ideologias, quase todas absurdas e abomináveis.

A humanidade está condenada a desaparecer no século XXI pela degradação do meio ambiente. O poder masculino demonstrou que nada poderá fazer, por sua incapacidade de se sobrepor aos seus interesses. Para a mulher, em compensação, a preservação do meio ambiente é uma vocação genética. É apenas um exemplo. Mas ainda que fosse só por isso a inversão de poderes é uma questão de vida ou morte.

Publicado em resposta à enquete "Quais são as prioridades da Humanidade para as próximas décadas?, em Time Magazine, Los Angeles, 15 de outubro de 1992.

http://www.cut.org.br/destaque-central/30872/texto-de-gabriel-garcia-marquez

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz