Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

14.10.10

Lendas e folclore da Internet

    Dilma Roussef e o purgatório brasileiro segundo Makow. Desinformação e contra-informação

    Mensagem diz que artigo sobre a candidatura de Dilma Roussef é destaque no Canadá. É possível que candidatura de mulher à presidência de um país seja destaque na imprensa, pois isso não é frequente. Ao pesquisar o título do artigo BRAZIL'S PURGATORY ABOUT TO BEGIN no Google e restringindo a pesquisa ao domínio de maior nível .ca (Canadá) retornam apenas dois resultados: - savethemales.ca (tradução: salvem os machos) e

    - henrymakow.ca. Os dois domínios pertencem a Henry Makow. É lá que o artigo pode ser encontrado. Somente lá. Primeira decepção: o propalado destaque ao artigo não existe. Pelo menos no Canadá e em inglês. No canto esquerdo da página savethemales surge o nome do domínio henrymakow.com. Visitando essa página encontramos link para mk.christogenea.org na qual encontra-se o artigo Welcome to the Mein Kampf project at Christogenea.org, ou seja, Bem-vindo ao projeto Mein Kampf, com direito a foto do Führer e a links para a tradução do famoso livro do ditador alemão.

Henry Makow, PhD, é bem conhecido nos EUA e Canadá como uma das expressões mais vívidas da extrema direita radical, do racismo virulento, da homofobia, do antisemitismo e da hostilidade contra as mulheres. Não é por acaso que um dos seus domínios é denominado savethemales - salve os machos.
    O artigo não é assinado, mas é da responsabilidade de Mr. Makow. Os comentários contidos abaixo do artigo reproduzido em sua página podem ser de pessoas reais ou então comentários encomendados, de modo que pouco valem. De qualquer forma, veja o que diz JN (April 8, 2009):

    O artigo de Lindsey William The Next 12 Mos descreve como o Banco Mundial emprestou dinheiro para a construção de Brasília e quando eles não mais puderam pagar os juros o banco ofereceu nova linha de crédito tendo como garantia o rio Amazonas e a sua bacia. Alguns anos mais tarde, quando o empréstimo não foi pago, o Banco Mundial tomou posse da bacia do rio Amazonas que pertence ao banco até hoje.

    (O artigo de Lindsey William não pode ser encontrado na web.) Ao lado do artigo BRAZIL'S PURGATORY ABOUT TO BEGIN estão foto da candidata e foto da ficha forjada por jornal de São Paulo. (V. Luis Nassif desmonta a ficha falsa de Dilma.) Conclusões provisórias:

      - o desprezo que o autor do artigo dedica ao sexo feminino explica a postura contra mulheres em geral e contra qualquer candidata a alguma coisa; - o destaque canadense, mencionado na mensagem, não pode ser confirmado.

    O texto contém uma ou outra verdade sabidamente conhecida de todos: - A próxima Copa do Mundo será no Rio de Janeiro. É verdade.

    - O nível de tributação no Brasil é um dos mais altos do mundo, com 40,5% [do PIB]. É verdade. A máquina estatal de tomar dinheiro do contribuinte é eficiente. O Estado é ineficiente para cumprir algumas de suas funções elementares como prover serviços de saúde e educação. E não é de hoje. O artigo também expõe curiosidades: As coisas têm sempre sido muito fáceis neste país, onde o alimento cresce até nas rachaduras na calçada. É a síndrome de Pero Vaz de Caminha: em se plantando tudo dá. Ou em não se plantando :) E informações não confirmadas: Ninguém se importa se Dilma Roussef tenha assassinado ou roubado. O autor não diz onde obteve essa informação. Terá sido na ficha falsa da candidata? E mais traduções e acréscimos que correm por conta do tradutor ou intérprete, pois não se encontram no texto original:

    - Outros atos de generosidade do governo incluem a distribuição de licenças de TV e rádio para os capitalistas e os políticos. Esse trecho não se encontra no original em inglês. Concessões em larga escala aconteceram durante o governo Sarney (inflação de 89% ao mês) em troca da aprovação dos cinco anos de mandato; - uma rede de TV para os dirigentes sindicais (que fazem um dia de salário dos trabalhadores e não podem ser fiscalizadas - Lula proibi-lo) Esse trecho é confuso e não se encontra no original em inglês. Talvez o autor da tradução pretenda se referir ao imposto sindical. - Se Lula, de fato, quisesse eleger uma mulher, com origem humilde e vencedora como ele, teria escolhido a Marina Silva. Por que, então, uma mulher de origem burguesa, autoritária, confusa, sem discurso próprio e sem experiência parlamentar? Também não se encontra no original em inglês. Quanto ao resto do artigo: acompanhe, leia de forma crítica o que surge na imprensa e tire suas próprias conclusões. Não emprenhe pelos ouvidos. São nove candidatos à presidência do Brasil. Não quer votar na candidata do PT? Existem mais oito candidatos.

Nove brasileiros e brasileiras disputam a Presidência da República nas eleições de outubro de 2010:

- Dilma Vana Rousseff
- Ivan Martins Pinheiro
- Jose Levy Fidelix Da Cruz
- José Maria De Almeida
- Jose Maria Eymael
- José Serra
- Maria Osmarina Marina Da Silva Vaz de Lima
- Plínio Soares De Arruda Sampaio
- Rui Costa Pimenta

Fonte: TSE - Tribunal Superior Eleitoral

    Purgatório sm. Do Lat. purgatorius. Igreja Católica. Lugar ou estado em que a alma dos justos saídas deste mundo sem ter expiado completamente os seus pecados acaba de expiá-las para ser admitida na bem-aventurança. Período ou lugar de purificação da alma. Na dimensão pós-morte não existe tempo mensurável como aqui neste vale de lágrimas e fica a dúvida: quanto vai durar? :(

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz