Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

8.10.10

Acompanhe a série sobre o Governo Lula e o novo papel do Estado brasileiro

O livro "O Governo Lula e o novo papel do Estado Brasileiro", de Glauco Faria, mostra ao leitor  o que mudou e como ocorreu a reorientação do papel do Estado após a vitória do presidente Lula.

No mês em que completa três anos, a Biblioteca Digital da Fundação Perseu Abramo oferece este volume para ser baixado gratuitamente. Basta clicar aqui.

E a equipe #dilmanarede fará uma série de postagens baseadas na obra, começando com a Remodelação do Estado.

Com o governo Lula, iniciou-se a reconstrução do Estado, com democracia e forte presença da sociedade. Segundo o autor, "hoje, a atuação estatal vem sendo fortalecida especialmente naqueles segmentos em que já havia a sua participação, com reforço do setor bancário, da área energética, do setor de infraestrutura e outros", o que inverteu a lógica do pensamento único, dominante nos anos 90.

O texto aponta ainda a participação no enfrentamento da crise econômico-financeira iniciada em 2008, nos Estados Unidos, como mudança no papel do Estado. "Pela primeira vez, desde 1980, o País enfrentou um início de recessão, especialmente no setor industrial, que não veio acompanhada de aumento da pobreza". Já no governo Fernando Henrique, houve aumento da pobreza, durante a crise financeira de 1998 e 1999.

Fica clara, então, a diferença entre o projeto de Lula e FHC: "o que  diferenciou essa crise (de 2008) das anteriores foi justamente o fato de o Estado ter assumido uma postura de enfrentamento, com a promoção de políticas públicas anticíclicas (ações voltadas para evitar superaquecimento ou subaquecimento da economia, conforme o cenário), um diferencial em relação ao que foi feito em períodos anteriores".

http://dilmanarede.com.br/ondavermelha/noticias/acompanhe-a-serie-sobre-o-governo-lula-e-o-novo-papel-do-estado-brasileiro

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz