Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

4.7.09

Gripe A ataca o cooperativismo e a economia solidária do Mercosul

 
4/7/2009
 
Nunca uma doença deu tanta dor-de-cabeça à coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill. Na tarde de sexta-feira, a religiosa recebeu a notícia que mais temia nos últimos dias: o medo do avanço da gripe A provocou o cancelamento da 16ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicop) e da 5ª Feira de Economia Solidária do Mercosul, tradicionais eventos de Santa Maria que ocorreriam de 10 a 12 deste mês.

A reportagem é de Bruna Porciúncula e publicada pelo jornal Diário de Santa Maria, 04-07-2009. O jornal Correio do Povo, 04-07-2009, também publica a notícia.

A decisão de suspender os eventos partiu da prefeitura, depois de receber pareceres técnicos de órgãos de saúde, apontando as feiras como hipotéticas portas de entrada da gripe A. Na sexta-feira, Husm, representantes da Vigilância em Saúde, Defesa Civil, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), procuradoria do município, o prefeito de Santa Maria em exercício, José Farret, e outros órgãos de saúde se reuniram no Ministério Público Estadual para discutir a realização dos dois eventos.

Por unanimidade, decidiram que recomendariam à prefeitura o cancelamento das feiras.

– A prefeitura acatou até porque é uma questão técnica. Esse vírus é daqueles que não têm prazo para ir embora. Claro que é um grande evento, movimenta a economia da cidade, mas não temos como controlar de onde as pessoas vêm – disse Farret.

Decisão

Inconformada com a decisão, irmã Lourdes disse que vai discutir com as comissões das feiras, na manhã deste sábado, o que fazer diante da suspensão. Por telefone, ela ressaltou que já havia acertado o cancelamento da vinda de expositores de países como Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile e que considera um exagero a medida.

– As feiras ocorrem em um lugar aberto (pavilhões do Centro de Referência de Economia Solidária dom Ivo Lorscheiter), bem-ventilado. E poderíamos fazer um controle de saúde dos visitantes na recepção. Suspender tudo agora? O prejuízo é moral – lamentava a religiosa.

Orientada por advogados, irmã Lourdes deve tentar sua última cartada para manter as feiras no calendário de 2009. A ideia é fazer com que o cancelamento se aplique apenas à Feira de Economia Solidária do Mercosul, mantendo a Feira Estadual do Cooperativismo, voltada ao público nacional. Se isso não ocorrer, os dois eventos só serão realizados em 2010.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz