Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

31.7.09

cooperativas

Cooperativas se multiplicam e ganham incentivos em Canoas/RS.

CTMC - Foto: Claiton Dornelles/GES

"Município tem grupos de artesanato e de alimentação e até uma indústria" Por Liliam Patrícia do Diário Canoas.

Em Canoas, pelo menos 750 pessoas – divididas em 42 grupos – recebem apoio da Prefeitura para atuar de forma cooperativada. Os integrantes contam com orientações sobre o que é uma cooperativa, têm assessorias técnica e pedagógica e recebem dicas de como comercializar o que produzem. "E esta é a maior dificuldade. Por isso, disponibilizamos bancas em diversos eventos promovidos pela Prefeitura", comenta o coordenador do Departamento de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Pedro Giehl.

Mesmo sem o apoio direto do poder público, como nos casos acima, a Cooperativa dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas (CTMC) é exemplo de como o temor do desemprego pode ser driblado com união. Oito anos depois de fundada, a CTMC quadruplicou o número de trabalhadores, superando os 450 associados. De 2001 até agora as conquistas foram muitas e o passar do tempo só a fortaleceu. Hoje a cooperativa tem uma filial e recebe encomendas do mundo todo.

Força
O vice-presidente da CTMC, João Henrique Barbosa da Silva, acredita que este tipo de empreendedorismo é uma alternativa para o mercado. "Muitas empresas no setor da metalurgia estão fechando no Brasil. E sei que pelo menos 200 delas foram transformadas em cooperativas. Isso demonstra que a tendência são as cooperativas."

Giehl concorda com Silva. "O cooperativismo é clássico, histórico e está em crescimento no Brasil", fala, mas lembra que no País este modelo enfrenta dificuldades para ser implantado. "Não temos uma lei nova do cooperativismo. A que existe é conflitante com a Constituição. Como a lei é vaga, estamos vivendo em um vácuo", comenta, sobre a disseminação de empresas que se denominam cooperativas, mas sem esse perfil.

http://www.brasilautogestionario.org/2009/07/cooperativas-se-multiplicam-e-ganham-incentivos-em-canoas/

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz