Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

13.7.09

Agência Brasil de Fato

Protestos continuam em terceira semana após o golpe

por Michelle Amaral da Silva última modificação 13/07/2009 14:43

Golpistas suspenderam o toque de recolher e expulsaram jornalistas venezuelanos da Telesur e VTVGolpistas suspenderam o toque de recolher e expulsaram jornalistas venezuelanos da Telesur e VTV 

13/07/2009

da Redação

Nesta segunda-feira (13) continuam os protestos em Tegucigalpa, capital de Honduras, contra o golpe de Estado que depôs o presidente constitucional Manuel Zelaya no último dia 28 de junho.

Três semanas após o golpe, o povo hondurenho se mantém nas ruas pedindo a saída de Roberto Micheletti, que assumiu a presidência após o golpe, e o retorno de Zelaya, que nesta segunda permanece em Managua, Nicarágua.

Para esta terça-feira (14) está prevista uma reunião entre as centrais sindicais, campesinas, estudantis, juvenis, de direitos humanos e ambientalistas hondurenhas para se criar uma agenda da semana e as estratégias que servirão para ampliar a resistência no país centroamericano.

Negociação

Nas negociações entre o governo golpista e o presidente constitucional hondurenho, iniciadas na semana passada com a intermediação do presidente da Costa Rica, Oscar Arias, não se chegou a um acordo. Em dois dias de discussões em San Jorge, capital costa-riquenha, ficou decidido apenas que o diálogo continuará em outra data.

Arias esteve reunido com o presidente deposto, Manuel Zelaya, e com o líder do governo golpista, Roberto Micheletti. Eles tiveram conversas particulares com o presidente costa-riquenho, que reuniu-se também com as delegações dos dois lados.

Neste domingo (13), Michelleti disse que vê nas eleições presidenciais a saída para o impasse e também uma forma de escapar de uma condenação internacional pelo golpe de Estado.

O governo golpista ofereceu anistia a Zelaya, mas ele afirmou que retornará a Honduras como presidente.

De acordo com um pronunciamento do presidente venezuelano, Hugo Chávez, o presidente deposto poderia retornar a qualquer momento para Honduras.

Chávez disse que os militares golpistas não têm o controle absoluto das Forças Armadas e que não estranharia se aparecessem pronunciamentos de oficiais a favor de Zelaya. Para ele, a presença de Zelaya em Honduras poderia causar um movimento cívico militar, que teria o objetivo de criar uma base de ação para recuperar o poder.

Toque de recolher

O toque de recolher imposto pelos golpistas desde o dia 28 de junho, que vigorava das 23h às 4h local, foi suspenso neste domingo.

Segundo o governo de Micheletti, a suspensão se deu por ter-se "alcançado os objetivos de devolver a calma à população" após o golpe.

No entanto, organizações populares alegaram que esta decisão foi tomada para "dar a entender ao mundo que há um ambiente de liberdade no país" e alertaram que "a repressão dos golpistas continua".

Censura

De acordo com um informe da Comissão Investigadora de Atentados a Jornalistas, da Federação Latinoamericana de Jornalistas, muitos jornalistas foram perseguidos, detidos, ameaçados e expulsos de Honduras desde o golpe de Estado.

O último episódio da censura no país, conforme a organização, foi a detenção e expulsão de jornalistas venezuelanos das equipes da Telesur e da estatal Venezuelana de Televisão (VTV), no sábado (11). As duas emissoras venezuelanas foram as únicas que mantiveram transmissão integral de Honduras desde o golpe.

O ato foi condenado pela Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez e por jornalistas hondurenhos.


http://www3.brasildefato.com.br:80/v01/agencia/internacional/protestos-continuam-em-terceira-semana-apos-o-golpe

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz